PROTEÇÃO ANIMAL : Grupo entrega manifesto com reivindicações à prefeita Paula
Por Carlos Cogoy
Pela manhã, grupo aguardou a chegada da prefeita Paulas Mascarenhas (PSDB), e conseguiu entregar um manifesto, subscrito pela Sociedade Civil Organizada pelos Direitos Animais. Ainda à Praça Cel. Pedro Osório, observa a veterinária Lorena Coll do S. O.S. Animais, a prefeita reconheceu que, devido à urgência das demandas em função da pandemia, a causa dos animais ficou necessitando de atenção.
REIVINDICAÇÕES expressas no documento têm três eixos: retomada do programa de controle populacional, através das castrações de cães e gatos, com a utilização do Castramóvel, para a finalidade a que se propõe, levando à zona rural o procedimento de castração; emplacamento das charretes, para que nenhuma circule no município sem identificação, e assim possamos fiscalizar os casos de maus-tratos, bem como menores conduzindo as charretes, além de podermos saber o número de charretes e cavalos que circulam no município; aumento do número de vagas no Hospital veterinário da UFPEL, para casos emergenciais, visto que as 10 vagas mensais estão muito abaixo da necessidade do município.
GRUPO contou com o ex-vereador Ivan Duarte (PT), frei Matheus da igreja São José no Fragata, Simonny Freitas, Cele Vitoria e Cristiane Borges Duarte do Núcleo dos Direitos Animais (PT), Rosiara Arrueira (S.O.S. Animais), Helena Aldrigh, que preside o S.O.S. Animais. A entrega ocorreu há uma semana, e o grupo aguarda pela manifestação do executivo.
DOCUMENTO também menciona: “Consideramos urgentíssima a tomada de atitudes pelo poder público municipal, frente a tantos problemas graves e que infligem dor e sofrimento aos animais em situação de vulnerabilidade e abandono pelas ruas da cidade. Sabendo-se que não existe bem-estar humano, sem um ambiente equilibrado para todos seres vivos, vimos por meio desse manifesto, pedir ao poder público um olhar mais atento para os problemas que envolvem os animais no município. Consideramos que pequenas ações, dariam um impulso para resolver inúmeros problemas cotidianos que vivenciamos, ações estas que envolvem baixo investimento da Prefeitura”.