Ponte Marta Helena, no 7º distrito, está interditada
Cabeceiras foram arrastadas pelas chuvas da semana passada. Estrutura aguarda reconstrução e Prefeitura orienta sobre rota alternativa
A ponte Marta Helena, no 7º distrito, Quilombo, está interditada nos dois acessos, por ter sido uma das atingidas pelas chuvas da semana passada, que chegaram a mais de 150 milímetros em algumas localidades da zona rural. A rota alternativa é via Vila Nova. A Prefeitura, no momento, trabalha na reconstrução da ponte da Barragem Santa Bárbara, um dos acessos a Pelotas, também interrompida, por ter sido danificada pelas precipitações além do normal.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com o setor de Pontes, concentra equipe e maquinário na reconstrução da ponte da Barragem. O acesso à Estrada da Gama, pela avenida 25 de Julho, mantém-se inviabilizado.
O secretário Jair Seidel informa que a Marta Helena será reconstruída tão logo seja liberado o bate-estacas da Barragem, onde há 36 estacas de madeira a serem fixadas, demandando tempo. O equipamento é composto por uma torre metálica e um martelo, cujo peso é de quase meia tonelada. Devido ao porte, não é possível transportá-lo de um local para outro com facilidade. É preciso concluir o serviço em um lugar para ir para o seguinte.
A ponte Marta Helena, há cerca de dois anos, passou por significativa reforma. A parte central recebeu estrutura de concreto, que se manteve firme, mesmo com a forte enxurrada do arroio Quilombo na semana passada. As cabeceiras de madeira, no entanto, foram 100% perdidas, o que inviabiliza a travessia.
As duas pontes – Barragem e Marta Helena – sofreram rompimentos e quedas nas estruturas e os acessos às pontes estão interditados.