Prefeitura mobiliza parceiros para prevenir estragos pelo ciclone
Central operacional será montada no Corpo de Bombeiros para atender a chamados da população. Aulas nos turnos da tarde e noite na rede municipal de ensino estão suspensas nesta terça-feira
A Prefeitura de Pelotas e instituições envolvidas no enfrentamento de situações climáticas se reuniram nesta terça-feira (17), no Paço Municipal, para discutir medidas prevendo a chegada de um ciclone subtropical na região. Como definição do encontro, que teve a presença do prefeito em exercício Idemar Barz, será instalada uma Central Operacional na sede do Corpo de Bombeiros, a partir das 17h de hoje, onde estarão lotados representantes de todas as entidades, com a finalidade de direcionar os encaminhamentos e atender a pedidos da população de forma rápida e facilitada.
Além da criação da central, também ficou definida a suspensão das aulas nos turnos da tarde e da noite desta terça-feira, na rede municipal de ensino, e o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Especialidades, farmácias municipais, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Ambulatório de Saúde Mental e prédios administrativos, além do Trailer da Vacina, que encerrarão os expedientes mais cedo, às 14h. A retomada na quarta-feira (18) será avaliada, conforme a previsão climática. Serviços de saúde essenciais, como o Pronto Socorro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mantém funcionamento 24h.
Conforme esclareceu o coordenador da Defesa Civil do Município, tenente Paulo Darci dos Santos, caso a previsão de ciclone se confirme, e havendo necessidade de solicitar ajuda, a população deve se atentar aos telefones disponíveis, de acordo com a situação. Risco à vida, a orientação é contatar os Bombeiros pelo número 193. Situações administrativas, como queda de árvores, falta de água e outros, podem ser informados à Guarda Municipal pelo telefone 153, que recebe e encaminha solicitações aos órgãos competentes.
“Todas as secretarias municipais estarão de prontidão, com maquinário e veículos a disposição, conforme forem demandados para atender a população. Dessa forma, pedimos que as pessoas utilizem apenas esses dois telefones, o 193 e o 153, caso precisem de ajuda. É claro que essa é uma previsão, pode acontecer, e nós estamos nos preparando para um evento em pior grau, mas esperamos que não se confirme. De qualquer maneira, orientamos que o cidadão procure auxílio se for necessário, que faremos o possível para atender a todas as chamadas, priorizando as situações mais graves, principalmente aquelas com risco a vida”, explica o titular da Defesa Civil de Pelotas.
Em relação ao abastecimento de energia elétrica, a CEEE Equatorial informou que fará o mapeamento das regiões onde estão instalados hospitais, a fim de garantir que não fiquem sem luz, em caso de queda. A população também poderá entrar em contato pelos seguintes meios:
- – Whatsapp (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos);
- – Call Center 0800 721 2333
- – SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), encontrado no canto superior direito da fatura de energia.
- – Site: https://ceee.equatorialenergia.com.br
- – Agências de atendimento: https://ceee.equatorialenergia.com.br/locais-de-atendimento
Pessoas em vulnerabilidade e em situação de rua também podem recorrer a Casa de Passagem, oferecida pela Prefeitura, na rua Dona Darci Vargas, 212, bairro Navegantes. Como explicou a Secretaria de Assistência Social, o serviço teve o acréscimo de 30 vagas e passou a oferecer 84 camas para atender a população que necessitar. Ao acessar o serviço, o usuário recebe alimentação, roupas, pode tomar banho e dormir em uma cama com travesseiros e cobertores, protegido das intempéries. Equipes do Município também vão percorrer as ruas para captar pessoas que estejam desprotegidas, para que se recolham ao abrigo. A Casa de Passagem também recebe os animais que acompanham o público em situação de rua.
As informações relativas aos problemas que possam ser causados pela previsão climática e novas definições serão informadas pela Assessoria Especial de Comunicação (Ascom) do Município em boletins, através do site e canais oficiais nas redes sociais. A orientação é que as pessoas fiquem atentas aos comunicados.
Participam da força-tarefa de enfrentamento à previsão climática, a Defesa Civil Regional e do Município, o Corpo de Bombeiros, as secretarias de Habitação e Regularização Fundiária, de Transporte e Trânsito, de Obras e Pavimentação, de Desenvolvimento Rural, de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, de Assistência Social, de Qualidade Ambiental, de Segurança Pública e de Serviços Urbanos e Infraestrutura, além do Sanep, da Ascom, da Assessoria de Projetos Especiais, do 8º e 9º Batalhão de Infantaria Motorizada e CEEE Equatorial.