Prefeitura apoia atletas na seletiva das Paralimpíadas 2022
Aluna do Colégio Pelotense foi campeã em provas de atletismo e representará o Estado na fase regional das Paralimpíadas Escolares entre os dias entre os dias 5 e 10 setembro em São Paulo
Dois estudantes que integram a equipe do Projeto de Paradesporto da Prefeitura de Pelotas participaram, no fim de semana, do Campeonato Estudantil Paradesportivo do Rio Grande do Sul (Paracergs) na modalidade de paratletismo. Acompanhados pelos coordenadores do departamento de Desporto da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), os atletas tiveram bom desempenho e garantiram vaga para fase regional das Paralimpíadas Escolares no mês de setembro em São Paulo.
O evento, realizado na pista de atletismo da Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), é uma competição seletiva com o objetivo de convocar os melhores atletas, entre 12 e 17 anos, com deficiência física, visual ou intelectual, matriculados em escolas públicas ou privadas para representar o Rio Grande do Sul nas Paralimpíadas Escolares de 2022.
Dóris Santana de Andrade de 15 anos, estudante do Colégio Municipal Pelotense e da Associação Escola Louis Braille, consagrou-se campeã nas provas de 75 metros, 250 e 1.000 metros da categoria Sub 16 deficiente visual feminino, resultado que a credencia para representar o Rio Grande do Sul na fase regional das Paralimpíadas Escolares entre os dias entre os dias 5 e 10 setembro em São Paulo.
De acordo com o coordenador do Paradesporto do município, Huibner Machado, a paratleta Dóris tem experiência em competições escolares paralímpicas, tendo conquistado duas medalhas de ouro em Paralimpíadas Escolares na prova de 800 metros rasos em 2019 e na prova de 1.000 metros rasos em 2021. “Dóris é uma atleta preparada e tem toda condição de conquistar ouro novamente nas Paralimpíadas deste ano”, afirmou.
Guilherme Ribeiro Mendes de 17 anos, estudante no Centro de Reabilitação de Pelotas (Cerenepe), participou pela primeira vez do Paracergs e ficou em 3º lugar nas provas de salto em distância e arremesso do peso e, em 4º lugar, na de 400 metros rasos da Categoria Sub 18 deficiente intelectual.
A coordenadora do Projeto Paradesporto da Smed, Kátia Berni, ressaltou a importância de apoiar os estudantes com deficiência a se engajarem no esporte. “A participação dos alunos com deficiência em eventos paradesportivos abre caminho para autoconhecimento e autoestima. Mais do que melhorar a saúde do praticante, possibilita novas relações sociais com pessoas em condições semelhantes”, explicou.
Novas vagas para o paradesporto
O projeto de Paradesporto da Prefeitura de Pelotas está com inscrições abertas para adolescentes entre 12 e 16 anos nas modalidades de paratletismo ou vôlei sentado. Os treinos ocorrem no Ginásio Municipal Orocindo Azevedo “Karosso” durante a tarde. Inscrições podem ser feitas diretamente no Ginásio Municipal, à rua Álvaro Chaves, 2.000 ou pelo telefone (53) 3222.1592.