Operações Integradas realizam diversas ações neste fim de semana
Entre os dias 19 e 21, as forças de segurança do município reforçaram o combate à criminalidade e à perturbação do sossego, além da fiscalização de diversos pontos da cidade. Na operação Balada Segura, foram abordados 177 pessoas e veículos no total
Neste fim de semana, as forças de segurança pública, que fazem parte das Operações Integradas, do Pacto Pelotas pela Paz, reforçaram o combate à criminalidade e à perturbação do sossego, além da fiscalização de diversos locais da cidade. Na operação Balada Segura, foram abordados, no total, 177 pessoas e veículos. Participaram das ações a Brigada Militar (BM), Guarda Municipal (GM), Polícia Civil, Bombeiros, agentes de Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (STT), fiscais da Vigilância Sanitária e equipes da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU).
Na sexta-feira (19), a primeira atividade iniciou-se às 7h50min, com o apoio das forças de segurança às equipes da (SGCMU), para a fiscalização dos vendedores ambulantes no Calçadão, referente à permanência sem autorização no espaço público. A segunda operação teve início às 21h e encerrou-se na madrugada de sábado, com o atendimento de denúncias de perturbação de sossego e combate à criminalidade na região do Centro e do Porto.
Entre sábado (20) e domingo (21), os agentes de Trânsito realizaram a operação Balada Segura, para coibir a direção de automóveis após o consumo de álcool. A partir das 22h, o efetivo montou uma barreira de trânsito na esquina da avenida Bento Gonçalves com a rua Andrade Neves, para a fiscalização de condutores, através do teste do etilômetro, enquanto a Guarda Municipal e a Brigada Militar garantiram a segurança do local. Durante a atividade, foram abordados 98 veículos, sendo 25 notificados, 36 autuados, 15 recolhidos para o depósito e três condutores autuados por embriaguez ao volante.
Conforme o secretário da STT, Flávio Al-Alam, a operação Balada Segura retorna após dois anos de pandemia. “A operação Balada Segura havia sido suspensa durante a crise do coronavírus e agora retorna para evitar a combinação de álcool e direção, que potencializa o risco de acidentes de trânsito”
Em casos de perturbação do sossego, a população pode buscar atendimento pelo número 153 da Guarda Municipal ou 190 da Polícia Militar.