Afinal, quem criou essa simpática formiguinha?
Essa formiguinha símbolo da Festa do Doce que se espalha pela cidade torna-se, a cada dia, mais íntima e integrada ao patrimônio gastronômico e à paisagem urbana de Pelotas. Ela é vistosa com o seu charmoso sorriso amarelo e atrai o interesse dos visitantes, turistas, crianças, principalmente, que logo se perfilam para uma “selfie”…
Não sei quem criou essa colorida peça promocional, mas reconheço que foi muito feliz ao torná-la simpática, com sorriso constante que também sugere a sua felicidade – e apetite – por doces. Tudo a ver.
Em janeiro estive em Pelotas com meu neto, João Lucas, de três aninhos, e sua mamãe, Paty. Foi amor à primeira vista. Além da foto, ele quis “montar” na formiga como se estivesse num parque de diversões. Aquela aproximação foi tão forte que há poucos dias, quando dele me despedi para nova visita à cidade, ele me pediu: “Traz uma formiguinha de Pelotas pra min”…
Fiquei feliz ao encontrá-la no comércio, que já vende réplicas da simpática amiguinha das crianças que, observei, são atraídas pelo seu sorriso amarelo de boas-vindas.
Para mim, esse símbolo da Festa do Doce “pegou” e já precisa de um eficiente programa de marketing que se espalhe pelo Brasil, divulgando esse rico patrimônio da doceria pelotense. Ouso dizer que os organizadores da Festa do Doce comecem por promover um concurso nas escolas para a escolha de um nome para a Formiguinha. E que, no Dia da Criança, se faça uma festa de batizado simbólico do animalzinho-símbolo da Festa. Quem sabe com a presença do seu criador, pois ele já merece o reconhecimento comunitário.
JOSÉ CRUZ