Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Por que perdemos o cabelo?

Por que perdemos o cabelo?
30 agosto
08:56 2022

Queda de fios é normal, mas quando há um volume acentuado, é importante procurar ajuda médica

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), todos nós perdemos de 100 a 200 fios por dia e isso é absolutamente normal. Para saber se a queda capilar é realmente um problema, é importante sempre consultar com um médico dermatologista. A médica associada da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS, Greice Rampon, explica que existem vários tipos de queda de cabelo. O diagnóstico é complexo e exige um exame físico detalhado do couro cabeludo. Das chamadas alopecias não cicatriciais, as mais comuns são: o eflúvio telógeno e a alopécia androgenética.

O primeiro caso é provocado por um fator pontual na vida da pessoa. Nestes casos estão consideradas doenças ou mesmo cirurgias que trazem impacto na queda de cabelo, deficiências de uma vitamina, ingestão de um remédio diferente. É comum em ambos os sexos, mas é percebido com mais facilidade pelas mulheres porque possuem um volume geralmente maior de fios.

A calvície ou alopecia androgênica é um afinamento do cabelo de origem genética e hormonal. Ocorre tanto em homens como em mulheres, mas no caso do sexo masculino fica mais evidente, o que faz com que muitos procurem por um tratamento.

“O que chamamos de calvície é hereditário e hormonal. Pode surgir desde a adolescência até a vida adulta”, completa.

Hoje, existem tratamentos aprovados para tratamento da alopécia e que podem ser avaliados na consulta dermatológica.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções