Máscara não é mais obrigatória na UFPel
O uso de máscara facial foi flexibilizado na Universidade Federal de Pelotas, apesar de ainda ser recomendado como forma de prevenção para a Covid-19. A nova regulamentação foi assinada pela reitora Isabela Andrade no fim da manhã desta segunda-feira (29).
O assunto foi alvo de avaliação do Comitê Interno de Acompanhamento da Evolução da Pandemia pelo Coronavírus (Comitê Covid-19) em reunião na última sexta-feira (25), a pedido da Administração Central da Universidade. Considerando o estágio epidemiológico da pandemia na região de Pelotas, com estabilidade no número de novos casos e queda em internações e óbitos, o grupo pronunciou-se pela flexibilização.
No entanto, o comitê permanece recomendando fortemente o uso das máscaras em locais fechados e com grande aglomeração de pessoas, tais como salas de aula e transporte circular de apoio. Mantém-se, no entanto, a exigência de comprovação do esquema vacinal e o sistema de vigilância e controle interno da pandemia, conhecido como Disque Covid.
O uso de máscara mantém-se obrigatório, entretanto, em locais de atendimento à saúde, conforme orienta a regulamentação municipal.