Prefeita visita obras do Hospital Regional de Pronto Socorro
A execução do projeto de construção do futuro Hospital Regional de Pronto Socorro (HRPS), localizado na avenida Bento Gonçalves 4.590, que conta com investimento de mais de R$ 59 mil, progride com diversas frentes de trabalho. Na manhã de ontem, a prefeita Paula Mascarenhas visitou as obras, conferindo o passo a passo e inteirando-se sobre as intervenções já realizadas, as que estão em andamento e as próximas.
“Nesta primeira visita, ficamos muito satisfeitos com o que vimos. O Hospital Regional de Pronto Socorro é um compromisso que assumimos em 2020 e está acontecendo dentro do prazo. Temos 45 profissionais trabalhando na obra e, no ano que vem, o número poderá chegar a 130 empregos diretos. É uma obra importante para geração de emprego e renda para tantos homens e mulheres, e para a saúde, representando um legado que vamos deixar para as pessoas de Pelotas e para toda a Zona Sul”, destacou a gestora municipal.
Estavam presentes o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, os deputados federal Daniel Trzeciak e estadual Luiz Henrique Viana, ambos do PSDB, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Ferreira – Marcola, os vereadores Paulo Coitinho (Cidadania), Jone Soares e Márcio Santos, do PSDB, os secretários de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, de Habitação e Regularização Fundiária, Ubirajara Leal, de Segurança Pública, José Apodi Dourado, além do procurador-geral do Município, Eduardo Trindade, e da diretora de Atenção Especializada e Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde, Caroline Hoffmann.
ÁREA A SER CONSTRUÍDA
Das atividades previstas no projeto do HRPS, que contará com 9,3 mil metros quadrados de área construída, já foram efetuados 75% dos serviços de demolições, 40% da terraplanagem, 100% da escavação para blocos de fundação, 75% do arrasamento de estacas e lastro de concreto para blocos, 50% das formas e armações de blocos e vigas de baldrame e 10% da concretagem dessa etapa. Isso representa 20% da obra realizada até o momento.
“Estamos com 100% do estaqueamento pronto. A execução do projeto evolui dentro das previsões. É uma obra de grande porte, e a unidade acolherá pacientes da cidade e de municípios da região, dispondo de tecnologia e de recursos humanos para casos clínicos e cirúrgicos. A vigência do contrato para construção do Hospital Regional de Pronto Socorro estende-se até abril de 2024”, observa o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.
Para a área onde funcionou o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid) está prevista reforma e onde estava situada a Secretaria de Desenvolvimento Rural será o prédio principal.
HRPS VAI CONTAR COM 121 LEITOS
A Prefeitura é responsável pela obra executada pela empresa Construtora Augusto Velloso S/A. O acompanhamento técnico, com fiscalização, está a cargo da Secretaria de Planejamento e Gestão. O investimento é de R$ 59.418.165,32, com origem dos recursos do programa Avançar RS, do governo do Estado, e do Município.
O HRPS é considerado hospital geral pelo Ministério da Saúde e acolherá urgências e emergências, contando com 121 leitos clínicos, dos quais dez serão de UTI para adultos e dez para pediatria, além de cinco salas cirúrgicas e dependências para recuperação. O hospital também prestará atendimento básico de cirurgia geral, traumatologia, bucomaxilofacial e cardiologia.