Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Obra de restauro da Catedral sofre furto de materiais

Obra de restauro da Catedral sofre furto de materiais
05 setembro
09:29 2022

Canteiro de obras do restauro da nave central da Catedral São Francisco de Paula foi invadido e teve materiais furtados

Os trabalhadores que atuam na obra de restauração da cobertura da Nave Central da Catedral São Francisco de Paula foram surpreendidos na manhã da última terça-feira(30). Parte da estrutura dos andaimes, cordas e cabos de aço do para-raios foram roubados durante a madrugada. O padre Luiz Boari, pároco da igreja, registrou um boletim de ocorrências e solicitou, através de ofício, apoio da Guarda Municipal durante as rondas noturnas pela cidade. “Ficamos surpresos pela ousadia, já que além da proteção de tapumes em metal, temos concertina em todo o entorno da lateral do templo”, destaca o padre.

Segundo o mestre de obras, Luiz Antônio Gallho, da empresa Arquium Construções e Restauro é a terceira vez que acontecem invasões, só que desta vez a quantidade de materiais foi bastante significativa. “Foram 13 peças de andaime, além de 35 metros de corda e 15 metros de cabos de aço”, destacou. Ele lembra que além do prejuízo em uma iniciativa que visa restaurar e preservar um patrimônio histórico tombado, a atitude dos ladrões é um risco à vida, já que os andaimes superam a altura do prédio. “Estamos providenciando cerca elétrica e reforço em todos os meios de segurança e conclamamos à comunidade que quando observarem movimentos suspeitos durante que acione as forças de segurança”, salienta Boari.

A obra tem previsão de duração de 12 meses e tem como foco a restauração do telhado da nave central da Catedral e é coordena apela arquiteta Simone Neutzling. Marco zero da fundação da cidade, o prédio tem proteção em nível estadual, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e Nacional, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (IPHAN). Atualmente a Catedral realiza mais uma das etapas de restauração do prédio, a cobertura da Nave Central, financiada com recursos via Lei de Incentivo à Cultura/RS.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções