É normal a pele ficar muito seca no inverno?
Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS esclarece o que fazer para amenizar os efeitos do clima nesta época do ano
A nossa pele pode sentir muito com o inverno. A principal maneira pela qual a estação afeta a nossa pele é através do ressecamento. A maioria das pessoas vai apresentar uma pele mais seca nesta estação devido a combinação do ar seco e frio dos ambientes externos com ambientes internos aquecidos. Em casos extremos isso poderá causar sintomas locais como a coceira e a formação de lesões cutâneas.
“O frio e uso de água mais quente costumam ressecar muito a pele. Lembramos, também, que é fundamental ter uma atenção especial em idosos e pacientes com tendência a dermatites. A pele ressecada pode coçar, e consequentemente, causar ferimentos na pele que podem inflamar e infeccionar”, salienta a presidente da SBD-RS, Analupe Weber.
A médica dermatologista associadada da SBD-RS, Gabriela Horn, acrescenta também que pode ser pior quando se está vestindo lãs, tecidos flanelados ou com texturas mais ásperas diretamente em contato com a pele.
“É mais comum afetar a região das pernas, especialmente próximo aos joelhos e tornozelos. Este sintoma piora a noite, após o banho ou ao trocar de roupa”, explica.
Em casos de complicações, a dica é sempre procurar o médico dermatologista.
Algumas dicas de cuidados para a sua pele neste inverno:
• Use hidratante pelo menos uma vez ao dia e sempre que sentir sua pele ressecar ou coçar;
• Lembre-se de ingerir pelo menos 2 litros de água, assim seu corpo permanecerá apropriadamente hidratado; • Escolha roupas com tecidos suaves, preferencialmente naturais como 100% algodão, para usar junto ao corpo; • Prefira um banho com água morna, não muito demorado!