Centro de Reabilitação Visual da Escola Louis Braille completa dez anos
Um espaço qualificado, que conta com uma equipe multiprofissional e interdisciplinar para oferecer atendimento diferenciado a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nos quesitos diagnóstico, tratamento e acompanhamento na reabilitação visual, oferecendo também os recursos necessários para a reabilitação do paciente. Esse é o Centro de Reabilitação Visual (CRV) da Associação Escola Louis Braille, que nesta quarta-feira (28) completou dez anos de funcionamento e atendimentos a usuários de Pelotas mais 27 municípios da Metade Sul do Rio Grande do Sul.
O objetivo geral do CRV é oferecer atendimento especializado a pacientes com baixa visão e cegueira, possuindo ou não alguma outra deficiência associada. Proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência visual e suas famílias, provendo o desenvolvimento funcional da visão e independência nas atividades cotidianas. As atividades oferecidas proporcionam aos pacientes autonomia e um convívio socialmente saudável e com maior independência.
Desde setembro de 2012, o Centro promove, por meio de profissionais capacitados e comprometidos com seu trabalho, aliados a ferramentas e recursos diversos e específicos, um serviço de referência diferenciado a favor das necessidades e carências decorrentes da deficiência visual.
Desde o inicio de funcionamento, o espaço conta com 2.099 pacientes cadastrados em seu sistema. Tendo realizado 143.501 atendimentos/procedimentos, com 2.544 recursos ópticos e não ópticos prescritos e 4.534 atendimentos realizados no modo online em decorrência do período de pandemia de Covid-19.
No CRV a pessoa com deficiência visual tem a sua disposição avaliação oftalmológica especializada, exames visuais, avaliação e acompanhamento em psicologia, encaminhamentos no serviço social, programa de estimulação precoce e visual, seleção, adaptação e fornecimento de recursos ópticos e não ópticos, orientação e mobilidade, atividade da vida diária, informática adaptada, sistema Braille, adaptação de prótese ocular, consultas com profissionais de nível superior e encaminhamento para a Escola Louis Braille, Centro de Atendimento Educacional Especializado e/ou projetos específicos na busca de analisar e garantir o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo sua reabilitação.
Mais informações podem ser obtidas no endereço, rua: Padre Felício nº 330, ou pelos telefones (53) 3222-2151 e (53) 3222-1474.