Corte do Morango apresentará a Festa Municipal na Expofeira
A 4ª Festa Municipal do Morango, marcada para os dias 12 e 13 de novembro, no parque Stone Land, na Cascata, 5º distrito de Pelotas, será oficialmente apresentada nesta semana, em dois eventos na 96ª Expofeira, em andamento no parque Ildefonso Simões Lopes da Associação Rural, pela rainha Jennifer Stocker Milech e pela princesa July Bender – ambas com trajes típicos de soberanas (vestidos e acessórios).
A corte do morango apresentará a Festa Municipal na quarta-feira (5), no Núcleo Holandês da Expofeira, às 20h, no Seminário de Plantas Cultivadas em Substrato e, na quinta-feira (6), às 17h, no Seminário Turismo Rural, um Produto Turístico em Ascenção.
“A Expofeira é um evento pelotense com extraordinário potencial para o setor primário e desenvolvimento do agronegócio. Aproveitaremos a presença de participantes vinculados ao meio e de público de diversas localidades, para apresentação da 4ª Festa Municipal do Morango, com a finalidade de promover o evento e divulgar as potencialidades locais para a produção da fruta. Será a estreia das vestimentas das jovens da corte”, informa o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz.
A programação da 4ª Festa Municipal do Morango está nos ajustes finais. No entanto, já é possível afirmar que haverá farta gastronomia, com destaque especial para produtos coloniais, e grande número de expositores de diversos ramos, além de atrações artísticas, diversão, entretenimento, recreação e lazer. O secretário Idemar Barz salienta que, também, está prestes a ser definido o período da Feira Municipal do Morango, quando produtores disponibilizam a fruta em embalagens padronizadas, em bancas instaladas no Centro e nos bairros, para venda direta ao consumidor. A Prefeitura está à frente da organização.
De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Município, divulgado pelo IBGE, a zona rural local cultiva morango irrigado em 40,5 hectares de terras. A produção é de 1.600 toneladas e envolve 170 famílias produtoras, das quais 85 praticam a técnica de cultivo fora do solo. Pelotas ocupa a 4ª colocação em produção no Estado.