SÃO GONÇALO : Testagem de Sífilis para a população
A Prefeitura promoverá, no dia 21, testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo. A população terá acesso ao serviço entre as 13 e as 17h, na rua Dona Darcy Vargas, 212. A atividade será desenvolvida em alusão ao Dia do Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita e tem como objetivo informar a comunidade sobre os sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção da doença.
Conforme a Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias (RDCTP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o bairro Navegantes concentra, atualmente, a maior taxa de Sífilis Congênita – quadro em que a infecção se dá na gestação ou parto, devido à doença não tratada ou tratada de forma inadequada na mãe portadora.
CONHEÇA A DOENÇA
Por meio da Lei nº 13.430, de 31 de março de 2017, o terceiro sábado do mês de outubro de cada ano passou a ser reconhecido como o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, transmitida da mãe para o feto.
A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. A forma adquirida se dá quando a transmissão é por contato sexual desprotegido ou sangue contaminado, enquanto a Sífilis Congênita é transmitida da mãe contaminada com a doença para o feto durante a gestação ou parto. Essa é a forma mais grave da doença e pode causar má formação no feto, além de alterações ósseas, surdez neurológica, dificuldades no aprendizado e retardo mental da criança.
Apesar de ser uma doença tratável e curável, a Sífilis não gera imunidade. Portanto, a pessoa pode se infectar novamente, caso tenha relações sexuais desprotegidas com pessoa infectada. A detecção e o tratamento precoce são fundamentais para evitar a propagação da enfermidade, bem como o uso de preservativos em todas as relações sexuais, o acompanhamento durante a gestação e a testagem regular.