Espetáculo gratuito de dança “Ogum”
Nesta sexta das 10h às 16h, na bilheteria do Theatro Guarany, ainda pode ser feita a retirada de ingresso para o espetáculo de dança “Ogum”, que será exibido no domingo às 20h. A apresentação integra o projeto “A Arqueologia Também Dança”, viabilizado com recursos do PRÓ-CULTURA/FAC/RS – Fundo de Apoio à Cultura, do governo do Estado do Rio Grande do Sul. No Guarany também acontecerá uma exposição arqueológica, que reúne objetos oriundos da senzala da Charqueada São João. A programação reúne a Cia. de Dança Afro Daniel Amaro, e o Laboratório de Estudos Interdisciplinares de Cultura Material (UFPel).
OGUM – Conforme divulgação: “Trabalhos arqueológicos na charqueada São João, revelaram estruturas de uma senzala e diversos objetos relacionados ao cotidiano de africanos e afro-brasileiros escravizados. Particularmente significativa foi a descoberta, num dos setores da senzala, de um axé plantado, um assentamento ofertado a Ogum, a divindade da metalurgia, da agricultura e do trabalho. Constatou-se que o sagrado africano integrou o cotidiano da Charqueada São João. Evidenciou-se que africanos e afro-brasileiros, mesmo vivendo sob cativeiro, reinventaram suas visões de mundo, plantaram axés e resistiram à escravidão. O espetáculo Ogum se baseia nesse axé plantado na charqueada São João”.
BAILARINOS: Mariana Gouvêa; Mario Madeira; Fabiana dos Santos; Vivian Oliveira; Manoel Tímbai; Renan Brião; Mayson Brum; Ana Paula Melo; Kevin Oliveira. Participação especial: Priscila Couto; Débora Mendes; Daniele Rosa; Gabriela Mello; Larissa Furtado; Laura Braga; Nayane Lima; Gabriela Beauvalet; Larielly Gonçalves. Coreografia e direção artística de Daniel Amaro e Paco Gomes. Composição e direção musical, são de Guilherme Vieira.
(C0G0Y)