Atendimento em saúde da população indígena é reforçado em Pelotas
Moradores das aldeias indígenas de Pelotas e região terão um enfermeiro e um técnico de enfermagem para acompanhá-los nos atendimentos de saúde
Os moradores das aldeias indígenas de Pelotas e região vão receber o reforço de um enfermeiro e um técnico em enfermagem da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, em apoio ao atendimento realizado de forma permanente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A novidade foi anunciada pelo coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) – Interior do Sul, Alexandre Rossettini, à prefeita Paula Mascarenhas nesta terça-feira (18).
“Tenho muito orgulho do que nós estamos conseguindo construir juntos. Estamos alinhados e com disposição para seguir atentos e cuidando dos moradores das aldeias indígenas”, afirmou Paula.
Os gestores também falaram sobre a importância da vacinação dos indígenas contra o coronavírus e demais doenças, como a poliomielite, principalmente. As equipes da SMS irão até às aldeias para imunizar os moradores, como parte da Campanha de Recuperação das Coberturas Vacinais para crianças e adolescentes.
Também participaram o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, a titular da SMS, Roberta Paganini, o procurador-geral do Município, Eduardo Trindade, a responsável pela Divisão de Atenção à Saúde Indígena da Sesai, Alda Uchoa, o responsável técnico pela Pólo-Base Porto Alegre, Paulo Sérgio Trindade, o cacique e o vice-cacique da aldeia indígena Kaingang (localizada na Cascata, 5º Distrito), Pedro e Volmir Salvador, respectivamente.