BLOCO DE BLUES : Jazz e música brasileira no som do grupo instrumental MAGA
Nesta quinta às 20h30min, “Maga” no Bloco
Por Carlos Cogoy
O jazz de Charlie Parker (1920/1955), e John Coltrane (1926/1967), passando por Chick Corea (1941/2021), e a música brasileira como o frevo, baião e samba, chegando ao “Forró Brasil” de Hermeto Pascoal (86 anos). Um pouco do repertório da banda instrumental “Maga”, cujas gravações, com novos arranjos, têm sido divulgadas nas redes sociais. O fraseado jazzístico caracteriza também a sonoridade autoral do grupo, que não esqueceu a identidade regional contemporânea, com a interpretação de “Passo Fundo” do gaúcho Daniel Sá. Em formato quarteto, o grupo será a atração desta quinta no projeto “Bloco de Blues”, coordenado pelo músico e escritor Cesar Lascano. O Bloco – rua Antonio dos Anjos 1.020 – abre às 18h30min, e a apresentação está marcada para 20h30min. Ingresso a R$10,00.
MAGA – A banda surgiu há três anos, reunindo estudantes do curso de música da UFPel. Na trajetória, como quinteto, houve apresentações no então Alegoria Casa Bar, 1º Jazz-Feira no Parque Dom Antônio Zattera, Feira do Livro e Conservatório de Música da UFPel. Com a pandemia, a banda interrompeu atividades. Neste ano, retomada como quarteto. A formação que estará tocando hoje à noite, reúne os instrumentistas Wagner Sicca (baixo), e o baterista Gabriel Faro, remanescentes da formação original, e o guitarrista João Lovato, bem como o saxofonista Rafael Velloso. Como é praxe nas edições do Bloco de Blues, acrescenta Cesar Lascano, o show pode receber a participação de amigos, transformando-se numa animada jam session.
FARO – Um dos fundadores da banda, Gabriel Faro começou a estudar bateria aos seis anos. Aos catorze já gravava com artistas locais. Em 2015, foi o segundo colocado no “Tamborim Drum Festival”. Naquele ano, conforme divulga, gravou as linhas de bateria para o EP de lançamento do projeto virtual de metal progressivo “The Arcturus Light”. Em 2016, iniciou estudos de composição musical na UFPel. Desde então, também produz trilhas sonoras, e já trabalhou com empresas como Canal Off, Cerveja Corona, Red Bull e Vans. Como compositor lançou os EPs “VII” de 2019, e “Mater Et Filius” de 2020. No ano passado, o single “Misrule Corruit”. Como intérprete, participou de trabalhos de artistas como Brenda Lazarroto (BRA), Vincent JAQC (FRA) e James Zero (EUA). Atualmente leciona bateria e trabalha com gravações, tanto online quanto presenciais. Saiba mais acessando: gabrielfaro.com.br
BAIXO – Há mais de vinte anos ligado à música, o baixista Wagner Sicca também é remanescente da formação original. Na trajetória, integrou projetos que vão do rock, passando pela MPB, Pop, sertanejo, e jazz, até o conceito mais amplo de música instrumental. Graduado em música pela UFPel, também trabalha com as bandas Jukebox Orchestra, Bravada e Tio Venceslau. Com Cesar Lascano, gravou o disco “Visceral”, e também integra o projeto Plays The Samba.