Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Cápsula do tempo com cartas será enterrada no Parque da Baronesa

Cápsula do tempo com cartas será enterrada no Parque da Baronesa
27 outubro
09:34 2022

A última atividade da programação dos 40 anos do Museu da Baronesa será no dia 17 de dezembro, durante o enterro de uma cápsula do tempo com cartas de pessoas e instituições importantes para a história da cidade de Pelotas no Parque da Baronesa. A prefeita Paula Mascarenhas será uma das pessoas que terá sua carta depositada durante a cerimônia. O convite para a chefe do Executivo participar da homenagem foi entregue nesta quarta-feira (26), pelo secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, e pela diretora do Museu, Fabiane Moraes, em visita no Paço Municipal.

Paula afirmou ficar muito feliz em colaborar com uma mensagem para a cápsula do tempo e se mostrou curiosa em saber dos detalhes que motivaram a escolha pelas cartas para encerrar a programação comemorativa ao aniversário do Museu. “Essa história é muito interessante e merece ser contada. Sinto-me honrada em escrever uma carta com esse objetivo, pois perdemos o hábito de enviar cartas e é uma coisa tão bonita e pessoal”, disse a prefeita.

De acordo com Fabiane, a atividade foi pensada para estabelecer uma relação com as cartas trocadas entre a baronesa Amélia e a filha Sinhá, prática escolhida para embasar todas as atividades previstas. Além disso, após dois anos de pandemia do coronavírus, em que a comunicação foi tão importante para o processo de prevenção contra a doença, a troca de correspondências também precisa ser lembrada, pois era a maneira de comunicar da época em que mãe e filha viveram no casarão histórico, e, depois, quando Amélia se mudou para o Rio de Janeiro e precisava manter contato com o restante da família.

Prefeita Paula recebe convite para escrever carta que será depositada na cápsula, junto de manifestações de alunos da rede de ensino de Pelotas e de órgãos e instituições do município

O secretário Pedrozo também destacou que a carta da prefeita, acompanhada da de estudantes das escolas da rede municipal, estadual e privada e de representantes de outras instituições, ajudará a contar a história da cidade para quem abrir a cápsula daqui a 10 anos, para quando está previsto ser desenterrada. “Vamos ver como estará nossa cidade, o que foi feito nesse período, saber o que os cidadãos pensavam na época, os assuntos que estavam em evidência, enfim, vamos lembrar da cidade de hoje”, afirmou.

A exibição do documentário Entre Amélias, nesta sexta-feira (28), no auditório do Casarão 6 da praça Coronel Pedro Osório, às 17h, também foi tratada no encontro. Após a apresentação, será aberta a exposição com as cartas trocadas entre a baronesa e a filha, na Sala Antônio Caringi, no Casarão 2, sede da Secretaria Municipal de Cultura.

Acompanharam a entrega do convite a equipe de conservadores e restauradores do Museu da Baronesa.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções