Nova caixa d’água do Barro Duro aumentará em seis vezes capacidade de armazenamento
A construção do novo reservatório de água no Balneário dos Prazeres está 80% concluída. A fase atual corresponde à concretagem da tampa da caixa e às instalações mecânicas das tubulações e dos grupos de motobombas. Mais de R$ 1,5 milhão é investido pelo Sanep, com recursos próprios, para a obra que aumentará em seis vezes a capacidade de armazenamento da água – passando de 40 para 250 mil litros.
A diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina, vistoriou o trabalho nesta quinta-feira (27) e acrescentou que o reservatório elevado terá o dobro de altura, o que também impactará positivamente no abastecimento da região a partir de 2023. “Com o novo R11 em operação, teremos mais estabilidade no fornecimento de água para o Balneário dos Prazeres e para a praia como um todo, já que a condição para reservar água tratada será melhor”, explicou a gestora.
O cronograma da obra prevê ainda a conclusão das instalações mecânicas, elétricas e do sistema de proteção contra descargas elétricas. A impermeabilização interna da caixa e a pintura externa estão entre as intervenções finais para poder ativá-la, detalhou o engenheiro civil do Sanep, Tiago Lopes.
Entenda
Na avenida Amazonas, estão situados os reservatórios R11 e R11T — estrutura elevada — com capacidades de 500 e 40 metros cúbicos, respectivamente. O conjunto é conhecido, popularmente, apenas como R11. A obra, executada pela empresa RK Benetti Engenharia Ltda., substitui a parte elevada do sistema atual, aumentando em mais de 500% o seu potencial de volume de água.