HEMOCENTRO : Aniversário com doação de sangue
Por Carlos Cogoy
Na comemoração solidária do aniversário de 55 anos, a professora Eliane Bitencourt, realizou a sétima edição do HEMOANIVER. Assim, na quinta-feira, ela esteve das 8h às 18h no Hemocentro Regional de Pelotas, recepcionando os amigos, colegas e colaboradores, que se integraram à campanha pela doação de sangue. A meta, como tem ocorrido desde 2016 é, a cada ano, reunir o número de doadores, correspondente ao aniversário. Neste ano, 55 doadores – incluindo Eliane -, contribuíram com a aniversariante.
HEMOANIVER – Conforme Eliane Bitencourt, cada participante doou 400 ml de sangue. No total, a iniciativa possibilitou 22 litros. E a idealizadora salienta que, cada doação salva quatro vidas. Portanto, a ação ira beneficiar 220 pessoas. Além disso, é a aniversariante que presenteia aqueles que prestigiam a campanha. Assim, cada doador recebeu, como lembrança, um copo personalizado. Também houve a distribuição de camisetas do Hemoaniver, mediante critérios: participante das sete edições; doador que estivesse aniversariando; doador que completasse a meta, ou seja, o 55º. Ainda houve o sorteio de uma camiseta entre os participantes.
GRATIDÃO – A aniversariante menciona: “Compareceram familiares, amigos, pessoas que já participaram de outras edições, e também quem ficou sabendo através da divulgação. Atingimos a meta de 55 e, neste ano, para minha felicidade, eu estava entre eles. Afinal, melhor que captar a doação, é poder doar. E depois de sete anos, consegui retomar a doação. O convite é sempre feito a todos, e o objetivo é celebrar o aniversário no Hemocentro, levando meus convidados para doar. Esse é o meu presente. Doar não custa nada, e os vinte minutos que dedicamos do nosso tempo, podem salvar vidas. E isto só nos faz bem”.
DIA DE DOAR – Eliane criou o Hemoaniver, após uma cirurgia, que a impediu, durante sete anos, de prosseguir como doadora. Ela acrescenta que a ação integra o #Doa Pelotas, que também terá atividades no dia 29 no Largo do Mercado.
CUIDADOS – O Hemocentro necessita de sangue. Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre dezesseis e 69 anos – desde que a primeira doação tenha sido feita até sessenta anos. O peso mínimo é de cinquenta quilos. Também é requisito, estar descansando e alimentado – evite refeição gordurosa – e apresentar documentação. O Hemocentro está localizado à avenida Bento Gonçalves 4.569. Informações: (53) 3222.3002.