CLASSIFICADO : Brasil bate Suíça com golaço de Casemiro e está nas oitavas
Seleção voltou a ganhar dois jogos consecutivos em Copa, o que não ocorria desde 2010
Por: Henrique König
O Brasil precisou suar para vencer a forte defesa suíça, mas conseguiu. Durante todo o jogo, o exercício da paciência. As ausências de Neymar e do lateral Danilo sendo sentidas. Fred, substituto pelo meio, não fez boa partida. A entrada de Bruno Guimarães na etapa final dinamizou um Brasil até conseguir o gol vencedor, uma pintura de Casemiro, no minuto 83. O gol deixa a seleção classificada para as oitavas de final, quando enfrentará o segundo colocado do Grupo H: não deve ser Portugal.
Mesmo ainda sem confirmar a primeira posição do Grupo G, ela é virtualmente brasileira. Na última rodada, a seleção de Tite enfrenta Camarões. Sérvia e Suíça devem se digladiar pela outra vaga às oitavas.
Em campo, em Doha, capital do Catar, no estádio 974, feito de containers, o primeiro estádio desmanchável, o Brasil também precisava ser inovador. Sem Neymar, iniciou com Fred no meio campo. Sem Danilo, o lateral foi o deslocado Eder Militão. A partida foi tensa, de quase nenhuma chance no primeiro tempo. Até Vini Jr. receber lançamento, finalizar e Sommer fazer grande defesa.
Na etapa final, a entrada de Bruno Guimarães mudou a cara do Brasil. O meio funcionou mais e o talento de Vini Jr. vinha aparecendo. Em uma jogada característica, foi para cima, bateu de três dedos e quase Richarlison abriu o placar.
O gol do garoto de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, viria em uma escapada, na velocidade, como ele gosta. Tirou do goleiro e pôs na rede. Mas Richarlison, impedido no início da jogada, fez o lance ser anulado.
O tempo passava e a cara de empate se acentuava, mesmo que o Brasil tivesse o controle territorial do jogo raramente ameaçado. Em boa jogada pela esquerda, a bola circulou por Rodrygo, outro ingresso fundamental no segundo tempo, ele conseguiu abrir o espaço e o volante Casemiro, pisando na área com oportunismo, acertou um lindo chute, para o goleiro Sommer
apenas visualizar, como um torcedor que saiu frustrado: gol brasileiro aos 38 do segundo tempo.
Ainda poderia pintar o segundo, mas Rodrygo parou na marcação suíça, bastante abatida para os minutos finais. A vitória foi de muita celebração. O Brasil comemorou com a torcida presente e garantiu vaga nas oitavas.
A seleção quebrou um recorde que era alemão. A Alemanha perdeu nenhum jogo de primeira fase de Copa do Mundo entre 1990 e 2010, em 16 partidas de invencibilidade. O Brasil conseguiu superar o feito, completando 17 jogos de fase de grupos sem perder em Mundiais.
Ainda sem Neymar e Danilo, a seleção de Tite volta a campo na sexta-feira, às 16h, diante dos Camarões, para procurar os nove pontos e manter os 100% de aproveitamento no Mundial do Catar. O provável adversário nas oitavas deve sair do vencedor do confronto entre Uruguai e Gana.
FICHA TÉCNICA: BRASIL 1×0 SUÍÇA
BRASIL: Alisson; Eder Militão, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro (Alex Telles); Casemiro, Lucas Paquetá (Rodrygo), Fred (Bruno Guimarães), Raphinha (Antony), Vini Jr e Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico: Tite.
SUÍÇA: Sommer; Widmer (Frei), Akanji, Elvedi e Rodriguez; Freuler, Xhaka (Okafor); Rieder, Sow (Aebischer) e Vargas (Rieder); Embolo (Seferovic). Técnico: Murat Yakin.
- ÁRBITRO: Ivan Barton (El Salvador), com David Moran (El Salvador) e Zachari Zeegelaar (Suriname).
- GOL: Casemiro (83’)
- Partida válida pela 2ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo, realizada no estádio 974, em Doha, no Catar