Ministério da Economia desbloqueia valores devidos à UFPel para o mês de dezembro
Foi publicada na manhã desta sexta-feira (16) portaria do Ministério da Educação providenciando a remessa de recursos financeiros às entidades que lhe estão vinculadas. Com isso, a Universidade Federal de Pelotas recebeu, com semanas de atraso, os valores que deveriam ter sido destinados no início do mês de dezembro para o pagamento de suas despesas liquidadas, conforme orienta a legislação vigente.
Com a chegada dos recursos, será possível pagar despesas gerais, como contas de água e energia – esta, na iminência de corte -, despesas com terceirizados, contratos diversos e fornecedores. Espera-se que com o recurso enviado nesta sexta a regularidade dos pagamentos possa voltar a ocorrer como de costume, sem necessidade de novos protestos e negociações como os realizados nos últimos 15 dias.
Esses valores se somam àqueles já liberados pelo governo federal na última semana e que permitiram que fossem pagos os auxílios da assistência estudantil, que foram depositados nas contas de seus beneficiários no início desta semana.
A destinação de verbas ocorre após um período de intensa pressão exercida pelas instituições federais de ensino, além de demais organizações e da própria sociedade, após o bloqueio ocorrido no dia 1º de dezembro. Na ocasião, o Ministério da Economia imobilizou todos recursos financeiros das IFEs, o que impedia o pagamento de despesas inclusive já empenhadas.