Como a criança pode lidar com eventuais frustrações de presentes de Natal ou de amigo secreto?
Aprender a ter limites é fundamental para as crianças para ajudá-las a lidarem com as contrariedades que terão obrigatoriamente ao longo da vida. Lidar com a frustração de não ganharem os presentes de Natal que desejarem também faz parte deste aprendizado. É o que ensina o médico pediatra e psiquiatra infantil e psicanalista, Victor Mardini.
Para muitos pais está é uma tarefa difícil e tem muito a ver com a forma como foram criados e como vivenciaram suas frustrações. Por outro lado é uma grande oportunidade dos pais conversarem com seus filhos sem criarem expectativas irreais sobre os presentes desejados e aceitarem poder dar aos filhos o que eles, realmente, têm condições de dispenderem financeiramente.
“Caso o filho expresse sua frustração, uma conversa com argumentos dentro da realidade pode ser bastante útil e um excelente aprendizado. Atualmente, em que algumas famílias substituem o afeto e o convívio amoroso pelo uso de eletrônicos (celular, computadores, videogames) faz com que esta regulação seja difícil. Neste sentido estimular uma confraternização natalina onde predomine o afeto, o carinho e a proximidade bem como estimular a criança para uma atividade mais solidária (por exemplo, fazer um doce juntos ou doar algum brinquedo ou roupa e oferecer para crianças criadas em instituições e abrigos) pode ser bastante enriquecedora emocionalmente para todos os envolvidos”, completa o médico.