Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

Hospedaria conta com espaço coberto para os animais

22 dezembro
20:36 2022

A Hospedaria de Grandes Animais, localizada no Km 71 da BR-392, acaba de construir um espaço coberto, de 10 x 20 metros, para o bem-estar dos equinos alojados, recolhidos por maus-tratos ou por andar soltos ou caídos em via pública. Na tarde desta quarta-feira (21), a prefeita Paula Mascarenhas e o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, participaram da inauguração da nova área com telhado.

“Nós vemos que é uma obra, que além de ter sido feita com muito capricho, apresenta uma estrutura consistente e segura. Fico muito feliz que nós estejamos fazendo uma entrega que já era esperada. Isso é fruto de trabalho e dedicação”, destacou a chefe do Executivo.

Prefeita Paula Mascarenhas participa da Inauguração Galpão da Hospedaria. Foto Rodrigo Chagas

Para o vice-prefeito e secretário Idemar, a construção da área coberta, mais centralizada no terreno da Hospedaria, é positiva tanto para os animais como para o atendimento pela equipe. “No local, há luz instalada, caso seja necessária à noite. Com a proteção do telhado, não se perderá ração, porque não apanhará chuva e nem ficará exposta ao sol. Além da comida saudável, os equinos ficarão abrigados das ações climáticas. Futuramente, há planos de fechamento de dois lados, aumentando a proteção. De momento, o espaço foi cercado”, afirmou Barz.

O novo espaço fechado com telhado tem capacidade para abrigar aproximadamente 25 animais, pois não conta com baias que limitem o número de equinos. Atualmente, a Hospedaria conta com 16 cavalos.

Política de doação

A Prefeitura, responsável pela Hospedaria de Grandes Animais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, desenvolve política de doação de equinos recolhidos. A condição para se candidatar a receber um cavalo/égua doado é ser produtor rural.

No caso de recolhimento por maus-tratos, o animal não retornará ao proprietário. Se necessário, será encaminhado ao tratamento veterinário e, quando liberado, ficará disponível para adoção. Quando a ocorrência se der por andar solto ou caído em via pública, o proprietário terá 30 dias para resgatá-lo da Hospedaria, mediante pagamento de uma Unidade de Referência do Município (URM). Reincidindo, o valor sofrerá acréscimo progressivo.

Para adotar um animal da Hospedaria, o futuro proprietário terá de assinar termo de responsabilidade, garantindo condições e ambiente adequados, além de boa alimentação e atenção veterinária quando necessário. Não é permitida a utilização do cavalo/égua para atividades de tração. A qualidade de vida proporcionada será verificada em visitas técnicas da SDR à propriedade para onde foi levado. O animal passa a ser facilmente identificado pelo chip ou, se não tiver, pela descrição em ficha.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções