Prefeitura e Câmara acertam repasse de recursos para Santa Casa
A prefeita Paula Mascarenhas e o presidente da Câmara Municipal, Marcos Ferreira – Marcola (sem partido), anunciaram, nesta quinta-feira (22), o repasse de R$ 400 mil à Santa Casa de Pelotas para ampliar o atendimento oncológico no Município. O recurso, proveniente da sobra anual do duodécimo do Legislativo, será devolvido pela Câmara à Prefeitura e encaminhado à instituição de saúde nos próximos dias.
A chefe do executivo destacou a importância dessa verba para que a Santa Casa tenha fôlego financeiro e possa abrir novos agendamentos.
“Recentemente, tivemos uma reunião com a direção da Santa Casa, que explicou que estão cumprindo a média das consultas contratualizadas. Porém, solicitou um adiantamento de recursos para que pudessem se reequilibrar e, com isso, atender mais pacientes. Contamos, felizmente, com a sensibilidade e compreensão de todos os vereadores, representados pelo presidente Marcola, que entendeu a necessidade e priorização desses recursos para a saúde”, esclareceu Paula.
O presidente do Legislativo Municipal ressaltou a união entre os poderes para superar obstáculos na saúde.
“Entendemos a dificuldade deste momento e, por isso, faremos essa liberação de recurso. É importante que o Município e o Poder Legislativo se unam para que a população possa ter o atendimento necessário”, destacou Marcola.
Demanda excedente
A Secretaria Municipal de Saúde tem contratualizado 40 consultas novas por mês com a Santa Casa de Pelotas. Nos últimos meses, no entanto, a demanda de solicitações aumentou e a instituição não conseguiu absorver o volume excedente. Com o adiantamento de parte dos recursos que seriam repassados pelo Município em 2023, a instituição poderá reabrir os agendamentos, que estavam represados.