Programa Start forma 66 jovens para o mercado de trabalho
Mais 66 jovens pelotenses receberam na noite da última quinta-feira (5) certificados de capacitação para o ingresso no mercado de trabalho através dos programas Start e Duxtec, ambas iniciativas do eixo de Prevenção Social, do Pacto Pelotas pela Paz. A cerimônia foi realizada no Auditório do Sicredi Interestados e contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, que realizou a entrega dos diplomas para os formandos.
“Tenho muito orgulho do Pacto Pelotas pela Paz porque ele é uma política pública, que cria outras políticas públicas, o Start é um exemplo disso. Hoje esse programa é uma oportunidade de dar voz e vez aos jovens, aproximando eles das possibilidades e das transformações. Pelotas tem hoje jovens que estão construindo o futuro deles, e, consequentemente, o futuro da cidade”, destacou a prefeita.
Os programas Duxtec e Start, atuam na prevenção à violência, oportunizando capacitação de jovens pelotenses para o mercado de trabalho. Juntas, as iniciativas geram abertura de espaços, trabalhando no desenvolvimento e no crescimento pessoal da juventude. O coordenador do Start, Pablo Salomão, explica o potencial transformador que as ações podem proporcionar aos participantes dos programas.
“O nosso resultado mostra que, no fim das contas, são os nossos jovens o que mais importa, sendo capazes de representar a cidade em qualquer lugar. Jovens de Pelotas estão produzindo ideias de impacto social que podem impactar o Brasil inteiro”, afirmou o gestor.
Com uma rede de 34 parceiros e mais de 30 instituições dos setores público e privado, o Start alcançou em 2022 a marca de 1.432 pessoas impactadas, gerando a partir do Duxtec, 11 ideias de impacto social elaboradas exclusivamente pela juventude pelotense. A partir do ideal de fortalecer o comportamento empreendedor, como possibilidade transformação, as iniciativas registraram neste ano a marca de 90% de aprovação entre os participantes dos programas.
A jovem Amanda Liske, formada através do Start, comenta que a experiência transformou sua perspectiva, abrindo oportunidades de inserção no mercado de trabalho. “O Start mudou minha vida. Eu estava em busca de um emprego e descobri que a Prefeitura tinha um projeto de capacitação. Isso mudou tudo. O programa me proporcionou oportunidades incríveis e me fez crescer muito, tanto como pessoa como profissionalmente”, destacou a estudante.
Também estiveram presentes na cerimônia o presidente do Sicredi, Nilson Loeck, o representante da Câmara Municipal, vereador Paulo Coitinho, e os secretários de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, de Educação e Desporto, Adriane Silveira e de Segurança Pública, José Apodi Dourado