ALAVANQUE O SEU NEGÓCIO NAS FÉRIAS: Conheça estratégias de marketing digital e redes sociais para pequenas empresas
O período de férias chegou e com ele surgem oportunidades de impulsionar a sua empresa por meio do marketing digital aplicado nas redes sociais. Conforme dados da agência de marketing digital Sortlist, o Brasil é o segundo país que passa mais tempo on-line do mundo e gasta 3 horas e 42 minutos por dia apenas nas redes sociais, o equivalente a 56 dias do ano. Dessa forma, a mercadologia na internet tornou-se um plano viável para empresas e marcas que buscam visibilidade no mercado. Na época de folga, os usuários possuem a predisposição a estarem mais conectados às mídias, uma ocasião propícia para investir em técnicas de marketing e colocar o seu pequeno negócio em evidência.
O marketing digital é uma estratégia baseada em canais tecnológicos para conquistar novos clientes e promover produtos e serviços. O especialista em Comunicação e Marketing e docente da Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas, Leonardo El Massri, explica que o método pode ter diversos objetivos, como, por exemplo, desenvolver a marca, atrair mais cadastros ou seguidores e levar visitantes ao site de uma firma para aumentar o número de vendas. “As abordagens nos canais digitais conectam os utilizadores com as marcas, mas para ter bons resultados não adianta apenas estar online, precisamos estar atentos com o comportamento de consumo dos usuários da internet”, afirma.
Leonardo ressalta que a mercadologia digital está em sincronia com o emocional das pessoas que, muitas vezes, é responsável pela decisão de compra. “Os usuários estão cada vez mais conectados aos influenciadores digitais, fica muito claro que buscar uma ligação com esses profissionais que possam exercer influência num determinado grupo de pessoas, passa a ser um planejamento que deve ser explorada pelo marketing das marcas”, observa.
Nas férias cada pessoa tem uma programação seja de viagem, descanso ou confraternização com amigos e familiares, por isso o professor salienta que é essencial conhecer o perfil do consumidor para apenas depois aplicar as táticas de marketing. “Tudo depende do poder de persuasão das marcas em ligar-se com a sua audiência, tendo o entendimento da mudança de comportamento dos clientes neste período”, aponta.
Sobre os meios mais eficientes de impulsionar um pequeno negócio nessa época de descanso, o profissional esclarece que as redes precisam ser analisadas de forma racional, como um investimento que gera uma receita. O tráfego pago é uma das principais alternativas, o processo consiste em anúncios feitos nas mídias digitais entregues para pessoas com potencial de se tornarem consumidoras de determinada empresa, baseando-se em uma análise. O especialista recomenda plataformas como o Google Ads e o Meta Business Suite para realização desse método. “A união da gestão de redes sociais com o tráfego pago irá entregar os conteúdos de forma efetiva e na hora certa para quem realmente está buscando os seus produtos ou serviços. Podemos dizer que, hoje em dia, o tráfego pago se tornou uma necessidade, porque se não tivermos a entrega dos nossos conteúdos, também não faz sentido produzi-los”, destaca.
Para conquistar destaque nas redes sociais de uma pequena empresa e aquecer as vendas ou contratação de serviços, o docente especifica que o estudo dos seus compradores é primordial para criar um vínculo entre a marca e o cliente. “As redes sociais podem aumentar as vendas, desde que a empresa seja compreendida por esse consumidor online que, muitas vezes, está disperso com ofertas semelhantes e por esse motivo, entender o que representa valor para o usuário, pode ser um diferencial competitivo e mudar totalmente o cenário das vendas”, finaliza.
A Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas oferece cursos na área. Acesse o site para se inscrever: www.senacrs.com.br/fatec. Mais informações sobre cursos pelo telefone (53) 3225-6918 ou pelo WhatsApp (53) 53 99124-2351. A Faculdade fica localizada na rua Gonçalves Chaves, 602, no bairro Centro.