Agricultura familiar garante qualidade da merenda escolar
Com o retorno do ano letivo marcado para a próxima quinta-feira (23), a Prefeitura de Pelotas organizou uma operação especial para garantir a merenda escolar dos estudantes da rede municipal de ensino. São cerca de 100 toneladas de alimentos prontos para serem distribuídos nas unidades educacionais e que vão garantir a complementação nutricional dos alunos.
De acordo com a Secretaria de Educação e Desporto (Smed), já para a primeira semana das aulas, está prevista a entrega de diferentes alimentos oriundos da agricultura familiar. Entre os principais estão banana, maçã, batata, melão e cenoura.
Conforme a categoria de produtores rurais da região, a estiagem e a seca que afetam grande parte do Rio Grande do Sul, prejudicou a produção de determinados vegetais folhosos. Entretanto, como não há previsão de entrega deste insumos para a primeira quinzena do cardápio escolar, a falta dos itens não afeta o abastecimento das escolas.
O primeiro pedido do ano referente à agricultura familiar é realizado sempre na semana anterior ao início do ano letivo, a fim de garantir a qualidade e manter o tempo hábil de entrega dos produtos. Além dos gêneros alimentícios ligados à agricultura, o Município conta também com estoque de laticínios e proteínas.
Alimentos estocados destinados às Escolas Municipais
- 74.640 Kg banana
- 2.652 Kg batata
- 208 Kg beterraba
- 964 Kg cebola
- 1.184 Kg cenoura
- 7.744 Kg maçã
- 1.252 Kg melão
- 210 Kg repolho
- 4.830 Kg de coxa e sobrecoxa (sem osso e sem pele)
- 2.300 Kg de carne moída de primeira
- 6 mil litros de leite líquido
- 2 mil litros de leite em pó
Para fortalecer o quadro de funcionários das unidades educacionais, a partir desta quarta-feira (15), o Município irá nomear mais nove servidores na função de merendeiras. A ação visa assegurar o funcionamento dos serviços em todas as escolas da rede.