Diário da Manhã

sexta, 22 de novembro de 2024

Notícias

Apenas 8,3% do público-alvo tomou a vacina contra a Influenza na cidade

Apenas 8,3% do público-alvo tomou a vacina contra a Influenza na cidade
25 abril
09:16 2023

Equipes da Prefeitura de Pelotas aplicaram, até esta segunda-feira (24), 13 mil doses do imunizante contra a gripe no público-alvo da campanha de vacinação contra Influenza. De acordo com as diretrizes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a meta é atingir 90% de cada grupo prioritário, totalizando, aproximadamente, 156 mil pessoas. Em duas semanas, 8,3% desse público foi vacinado.

Os grupos prioritários são formados por crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

A diretora da Vigilância em Saúde da SMS, Aline Machado da Silva, chama a atenção para a necessidade de a população vacinar-se contra a gripe. “A imunização continua extremamente importante para a proteção do nosso organismo. A vacina é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe e impacta, também, na diminuição de hospitalizações pelo vírus da Influenza. Quanto maior a cobertura vacinal, menor a circulação do vírus Influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B”, disse.

Público-alvo foi ampliado

A partir desta segunda-feira (24), a vacinação está disponível para pessoas com comorbidades de seis a 59 anos, pessoas com deficiências permanentes de seis a 59 anos de idade, e para os grupos já liberados anteriormente.

As doses contra o vírus da Influenza estão disponíveis de segunda a sexta-feira, em todas as UBSs de Pelotas, das 8h30min às 11h e das 13h3min às 16h (com exceção das UBSs Balsa e Jardim de Allah que atendem apenas pela manhã); no Mercado Central das 8 às 17h; e no Centro de Especialidades das 8 às 17h. Aos sábados, a imunização pode ser recebida no Mercado Central das 8h30min às 12h30min.

A SMS esclarece que todas as vacinas previstas no Calendário Nacional podem ser aplicadas no mesmo dia em adultos e crianças acima de seis meses, sem necessidade de intervalo entre as doses.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções