Canil do 4° BPM comemora 32 anos de história
Em 1991 a sede do canil era junto com a sede do canil Umbu. Em 1996 o canil mudou-se para a Associação Rural de Pelotas, pertence a 2°Cia.No ano de 2002 passou a ser comandado pelo Pelotão de Operações Especiais, sendo hoje parte da Força Tática da Brigada Militar do 4°BPM.
O Canil atua em diversas missões que são executadas com a utilização dos cães, existem três classificações de emprego: cães de faro, cão de choque e cão de patrulha, o cão patrulha é utilizado em Operações como jogos de futebol, passeatas, apresentações em eventos públicos e principalmente no policiamento ostensivo. O cão de choque já tem um treinamento para atuar em tumultos, casas prisionais e rebeliões. Os cães de faro têm a sua própria característica de combate ao crime narcotráfico onde precisa encontrar o material ilícito e busca de elementos foragidos ou perdidos em matas.
O canil do 4° BPM também presta apoio aos órgãos de Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal e Forças Armadas.