HUSFP celebra os 65 anos
Missa especial, bênção do arcebispo metropolitano, corrente de abraço e festa compuseram o cronograma da comemoração
O Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) completou 65 anos de existência nesta terça-feira (27). Em comemoração, uma programação extensa foi organizada para o mês de junho. Dentre elas houve benção e missa especial, corrente de abraço, apresentação de banda militar, entre outros.
Em destaque na programação está a Audiência Pública em alusão ao aniversário que acontece na quinta-feira (29), às 10h, na Câmara de Vereadores de Pelotas. Na terça-feira (27), dia do aniversário, a programação festiva começou com apresentação da Banda da Brigada Militar na rampa; após, ocorreu o cerimonial aniversário do HUSFP no Centro Acadêmico.
Ainda pela manhã, aconteceu a Benção de Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo de Pelotas e Chanceler da Universidade Católica de Pelotas.
Importância para a região sul
O Hospital Universitário da UCPel realiza anualmente cerca de 120 mil atendimentos. É a maior maternidade da macro-região sul e considerado referência no atendimento para gestante de alto risco de Pelotas e outros 21 municípios da Zona Sul. Ainda, conforme o diretor-geral do HUSFP, Márcio Slaviero, o HU também é referência em neurocirurgia de alta complexidade.
O HUSFP oferece uma gama de atendimentos específicos e, por esse motivo, pode ser considerado um complexo de saúde. Além do atendimento hospitalar, o HU possui um campus ambulatorial, 11 estruturas de atenção primária de estratégia de saúde da família, espaço para pronto socorro, serviço de saúde ocupacional, etc.
Segundo o diretor, “além de ser um importante laboratório na formação do médico, da mesma forma, o HU também possui uma importância muito grande assistencialmente”, conta. A estrutura ainda conta com 178 leitos e média de 1100 funcionários.
História do Hospital São Francisco de Paula
O Hospital São Francisco de Paula nasceu como uma casa de saúde fundada como Sociedade Hospital de Clínicas Dr. Francisco Simões em 27 de junho de 1958, com a evolução e desenvolvimento, tornou-se um hospital. Anos depois, configurou-se como órgão auxiliar da Universidade Católica de Pelotas por meio do bispo da diocese e reitor da instituição de ensino, Dom Antônio Zattera.
Atualmente, faz parte do grupo da Associação Pelotense de Assistência e Cultura (APAC), e atende toda região de Pelotas com a missão de promover a saúde de forma ética e humanizada. É considerado um dos maiores e mais modernos hospitais de médio porte do Rio Grande do Sul.
De acordo com o diretor do HU, o hospital mantém viva a aspiração de Dom Antônio Zattera, fundador da UCPel. “Queremos vencer desafios e continuar rumo ao crescimento, que o HU possa seguir contribuindo assistencialmente para toda a região, tornando-se referência em serviços de alta complexidade, e que também seja um grande campo de formação profissional dos cursos de graduação da UCPel”, diz.
A programação de aniversário do HU teve início nos primeiros dias de junho. Dentre elas, a presença da equipe e o mascote “Chico” na Feira Nacional do Doce (Fenadoce) e em ação no Dia Mundial do Doador de Sangue no Hemocentro de Pelotas.
Foto: Leandro Lopes