Perturbação do sossego em discussão na prefeitura
A fim de manter o acompanhamento sobre a situação da segurança pública em Pelotas, foi realizada, na tarde de quinta-feira (29), mais uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). Após a apresentação do boletim de informativos criminais, referente ao primeiro semestre de 2023, a prefeita Paula Mascarenhas abordou a temática da perturbação do sossego e solicitou apoio dos efetivos de segurança para pensar em estratégias resolutivas para o problema.
De acordo com a chefe do Executivo, é necessário, no momento, buscar a manutenção dos baixos índices e estudar as melhores formas de solucionar a problemática da perturbação do sossego em Pelotas.
“Os bons resultados mostram que o trabalho integrado é uma estratégia de sucesso na segurança de Pelotas. É preciso, agora, manter esse esforço coletivo para garantir a estabilidade dos índices. Quanto à perturbação do sossego, estamos estudando as melhores estratégias para, também de forma integrada, dar a melhor resposta para a sociedade”, destacou Paula.
A partir de estudo realizado pelo Observatório de Segurança Pública, o qual mapeou os principais locais de registros de ocorrências, bem como identificou os públicos frequentadores, foi desenvolvido o Programa de Convivência Urbana. A estratégia, poderá contar com investimento em iluminação pública e limpeza urbana, criação de um comitê de cultura noturna, além de alinhamento com os agentes de fiscalização que atuam diretamente nas operações.
Aliada às normas de preservação e garantia do sossego público, aprovadas em matéria legislativa na Câmara Municipal, o Programa de Convivência Urbana deve atuar como ferramenta de trabalho no combate à perturbação do sossego. Os efetivos de segurança presentes na reunião parabenizaram a iniciativa e colocaram-se à disposição do Município, a fim de trabalhar de forma integrada a partir da finalização do novo programa.
Estiveram presentes representantes da Brigada Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal, da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, do Exército Brasileiro, da Defesa Civil e dos agentes de Trânsito, além dos secretários de Segurança, José Apodi Dourado, de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Vera Roig, e da coordenadora do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore.