Prefeitura intensifica serviços de reparos após ciclone
A partir do levantamento dos danos causados pela passagem do ciclone extratropical que atingiu o município na última semana, a Prefeitura de Pelotas tem reunido esforços em diferentes frentes para recuperação das regiões mais afetadas. Além da atuação direta no serviço de poda e supressão de árvores caídas, as equipes trabalham, também, na requalificação de vias arteriais, essenciais para a manutenção da trafegabilidade.
Sobre a questão arbórea do município, quatro equipes da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) atuam de forma ininterrupta para reparar os estragos causados pela passagem do ciclone. Desde o início dos trabalhos, 121 atendimentos já foram realizados entre podas e supressões. Atualmente, as equipes concentram os trabalhos nas regiões do Fragata, Santa Terezinha, Areal e Balneário dos Prazeres. O titular da SQA, Eduardo Schaefer, explica que as demandas pelo serviço têm aumentado a partir do restabelecimento da energia elétrica.
“Nossas equipes têm trabalhado dia e noite na recuperação dos locais mais atingidos. Até a noite de sábado, já contabilizamos 121 retiradas de árvores tombadas. Com o restabelecimento da energia e telefone na Secretaria, estamos recebendo diversos pedidos que, até então, não haviam sido informados diante da dificuldade de comunicação em virtude do ciclone”, comenta.
Para obter a análise mais ampla dos danos causados à vegetação, está sendo elaborado relatório referente às regiões mais afetadas, considerando espécie, porte e razões da queda. A previsão é que em aproximadamente 20 dias o documento esteja disponível.
Além disso, buscando o melhor diagnóstico da arborização na cidade, o Município elabora projeto para fornecer informações a partir de um Inventário Arbóreo Urbano. A ferramenta deverá levantar dados qualitativos e quantitativos sobre as árvores localizadas nas áreas públicas de Pelotas.
Requalificação de vias
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Smop), Giovan Pereira, desde a sexta-feira (14), equipes estão atuando na recuperação de vias danificadas pelos efeitos do ciclone. Avenidas importantes para a manutenção da trafegabilidade no trânsito, como Adolfo Fetter, Ferreira Viana e Ildefonso Simões Lopes, já receberam os reparos de tapa-buracos, a fim de garantir a mobilidade dos condutores pelos locais.
Nesta segunda-feira (17), as equipes da Secretaria atuam na recuperação das avenidas Fernando Osório e Leopoldo Brod, nas Três Vendas. A expectativa é que até o fim desta semana o trabalho seja finalizado em grande parte da cidade.
Reorganização da cidade
A fim de liberar os espaços públicos comprometidos, em decorrência dos estragos, servidores da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) têm atuado no recolhimento de árvores e galhos espalhados. Somente no final de semana, 50 caçambas dos resíduos arbóreos foram recolhidas em toda cidade.
Com a melhoria das condições climáticas, os serviços de patrolamento nos bairros e de microdrenagem em valetas comprometidas pelo excesso de chuva também estão sendo realizados.