Cooperativa João-de-Barro comemora 20 anos
A Cooperativa João-de-Barro foi criada no ano de 2003, em Pedro Osório e garante trabalho e renda para egressos do sistema prisional
Na tarde do dia 04 de dezembro de 2023, no Foro da Comarca de Pedro Osório, aconteceu a audiência pública em homenagem aos 20 anos da Cooperativa de Egressos do Sistema Prisional João-de-Barro – COOTRAJOBA.
A Cooperativa João-de-Barro foi criada no ano de 2003, em Pedro Osório, Rio Grande do Sul, e integra o Projeto Trabalho para a Vida, da Corregedoria- Geral da Justiça, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
A Cooperativa garante trabalho e renda para egressos do sistema prisional, que inicialmente trabalhavam na produção de tijolos, e atualmente prestam de serviços de pintura, limpeza e jardinagem à Prefeitura Municipal de Pedro Osório.
A ação ganhou o Prêmio Direitos Humanos em 2005, na categoria Defesa dos Direitos Humanos, uma promoção da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em parceria com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e com a Unesco.
Durante a cerimônia, o Juiz de Direito Marcelo Malizia Cabral, idealizador da Cooperativa, destacou a emoção de vivenciar os vinte anos da COOTRAJOBA, relatando sobre o surgimento da ideia e enfatizando a importância da ressocialização de ex-apenados, sobretudo em uma cidade pequena como Pedro Osório.
O Prefeito Chola, que também era Prefeito por ocasião da criação da Cooperativa, relatou o brilhante trabalho dos cooperativados na realização de serviços para a Prefeitura Municipal e enalteceu a importância da COOTRAJOBA para a sociedade pedroosoriense.
Ainda, o cooperativado Paulo César Martins prestou um depoimento comovente sobre sua trajetória enquanto ex-apenado e cooperativado, relatando que “não interessa como eu era há vinte anos atrás (…) hoje eu sou homem de bem”. Paulo César contou a importância que a COOTRAJOBA teve na reconstrução de sua personalidade e na sua mudança de vida.
Durante o evento, foi transmitido o documentário em homenagem aos 20 anos da Cooperativa João de Barro, com direção de Gabriel Leão e roteiro de Juninho Ebersol, que trouxe relatos comoventes e emocionou o público presente.
O evento contou, ainda, com a presença de diversas autoridades.
A Cooperativa João de Barro completa vinte anos de efetiva mudança na vida de muitos ex-apenados, abrindo portas e lhes garantindo uma reinserção eficaz na sociedade. Carregando o nome de um animal símbolo de trabalho e inteligência, o João de Barro, a Cooperativa é a crença e a prova de que, ao oferecer trabalho, estamos construindo pontes para um futuro onde as histórias de superação ocultam as narrativas de erro, e onde a compaixão e a oportunidade transformam vidas.
Foto de Juninho Ebersol