Prefeitura e Sanep oficializam reforma do reservatório da Gotuzzo
Ativação do R7 integra pacote de melhorias no sistema de abastecimento do Fragata
O reservatório de água R7, da Gotuzzo, será posto em funcionamento. A prefeita Paula Mascarenhas e a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, assinaram contrato para execução de melhorias no sistema de abastecimento do Fragata, nesta quarta-feira (6), no Paço Municipal. O termo prevê investimento de R$ 630 mil, com recursos próprios da autarquia, em obras de qualificação no sistema de distribuição no bairro.
Durante o ato de assinatura, a prefeita destacou a relevância das ações para qualificar a distribuição de água no Fragata. “É fundamental seguirmos avançando em um tema tão importante como o saneamento básico. Anunciamos hoje mais um investimento do Sanep, que irá proporcionar aumento da pressão de água no bairro”, salientou.
Contrato assinado nesta quarta-feira garante investimento de R$ 630 mil em melhorias no abastecimento do Fragata. Foto: Michel Corvello
Localizado na rua Epitácio Pessoa, o R7 foi construído na década de 80, mas nunca entrou em funcionamento. A estrutura possui capacidade de armazenar 1,5 milhão de litros de água e dará suporte ao abastecimento do Fragata. De acordo com a diretora-presidente Michele Alsina, a ativação do reservatório trará mais estabilidade em regiões como a Gotuzzo e a Cohab Fragata. “O maior volume de reserva de água no bairro possibilitará o aumento da pressão em pontos que, hoje, são menos favorecidos geograficamente pela logística de abastecimento. Além disso, o sistema terá mais autonomia de operação, mesmo em momentos de queda de energia nas estações de tratamento, por exemplo, minimizando o transtorno à população”, explicou.
O cronograma de obras prevê a recuperação estrutural, limpeza e pintura da torre, o entroncamento da entrada do reservatório na rede de distribuição, a instalação da válvula de entrada do reservatório semienterrado, com atuador hidráulico, o ponto de saída de água do reservatório, incluindo a recuperação e o entroncamento da tubulação e a instalação de macromedidor para acompanhamento em tempo real da pressão de água.
Reforço na rede de adução do bairro
Para possibilitar a ativação do R7, o Sanep realiza obras nas redes responsáveis por conduzir água tratada para o Fragata. As intervenções têm o objetivo de viabilizar o abastecimento tanto pelo reservatório R5, na rua Frontino Vieira, quanto pela unidade situada na rua Epitácio Pessoa. Atualmente, as equipes reforçam as tubulações da avenida Pinheiro Machado.