No limite : Pelotas precisa aproveitamento de 58% nos quatro jogos finais
O Pelotas precisa somar, no mínimo, mais sete pontos para escapar do rebaixamento para a segunda divisão. Isso significa que a necessidade é de vencer mais dois jogos e empatar outro. Como a última partida é diante do Grêmio, na Arena, o Lobão não pode mais perder para times do interior. Esses confrontos são diante Novo Hamburgo, no Estádio do Vale; São Luiz e Caxias, na Boca do Lobo.
Para o técnico Luiz Carlos Barbieri, a necessidade de pontuação varia entre 14 a 16 pontos para afastar o risco de rebaixamento. Como o Pelotas está com oito, a melhor das hipóteses aponta a “salvação” com duas vitórias. Mas pode haver também a necessidade de ter que ganhar três jogos. O meio termo entre as duas possibilidades pode ser o ideal. Assim, os 15 pontos e quatro vitórias seriam suficientes para se manter na primeira divisão.
Atualmente, o aproveitamento do Pelotas é de apenas 24% nas 11 partidas já disputadas. Para chegar aos 15 pontos ao final da fase classificatória, a equipe terá que obter o aproveitamento de 58% nos jogos restantes. Esse índice é superior ao do Brasil, que ocupa a terceira colocação na classificação geral. Esses números dão a dimensão do desafio que o Lobo terá frente na reta final do Gauchão.
A primeira decisão será diante do Novo Hamburgo no Estádio do Vale. Barbieri tem boa lembrança desse local. Foi lá que no ano passado ele conquistou uma das duas vitórias do Pelotas no segundo turno do Gauchão. O jogo está marcado para quinta-feira, às 20h30. Inicialmente, haveria uma rodada dupla na quarta, mas a falta de estrutura para acomodar quatro delegações determinou mudança na tabela.
Jefferson Luis fora dos planos
O meia Jefferson Luis é o artilheiro do Pelotas no Gauchão de 2014, com quatro gols. E pode ficar por aí na tabela de artilharia da competição. Com uma lesão de joelho, o jogador corre o risco de estar ausente do restante do Campeonato Gaúcho. Ele se machucou na partida diante do São Paulo, dia 22, na Boca do Lobo. Já Mithyuê e Lucas têm chance de ficar à disposição de Luiz Carlos Barbieri para a partida de quinta-feira, contra o Novo Hamburgo, no Estádio do Vale.
Tiago Gaúcho, que cumpriu suspensão no jogo passado, retorna ao time na próxima partida. Já Felipe Guedes saiu de campo na derrota de 3 a 1 para o Cruzeiro, acusando uma lesão e se apresenta como mais um problema para Barbieri. “A situação é muito difícil, tem muito jogador lesionado”, lamenta o treinador. “Mas é o momento de passar por cima de todas essas adversidades”, completa.