Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

Serviços do Castramóvel são retomados no bairro Bom Jesus

Serviços do Castramóvel são retomados no bairro Bom Jesus
29 agosto
08:33 2024

Equipe fez atendimentos junto a UBS do bairro na manhã desta quarta-feira (28); nesta semana estará nos bairros Navegantes (quinta) e Sanga Funda (sexta-feira)

A Prefeitura retomou nesta quarta-feira (28), junto a UBS da Bom Jesus, o serviço de castração de cães e gatos nos bairros de Pelotas por meio do Castramóvel, dando continuidade ao controle populacional desses animais no município. O cronograma prossegue nesta semana no bairro Navegantes (quinta-feira) e finaliza na Sanga Funda, zona norte, na sexta, sempre junto às Unidades Básicas de Saúde de cada bairro, das 9h às 14h.

Moradora no bairro Bom Jesus e cadastrada desde abril para realizar o procedimento em sua cadela Lua, uma pitbull de um ano de idade, e em seu gato Pedro, de dois anos, sem raça definida, a auxilidar de cozinha Lídia de Oliveira foi uma das primeiras a chegar ao veículo do Castramóvel na manhã desta quarta. “É a primeira vez que busco o procedimento. Fiz o cadastro em maio, mas teve que ser adiado por causa das chuvas. É uma oportunidade que não se pode perder”, afirmou.

Conforme o secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, titular da pasta responsável pelo serviço, a volta do Castramóvel significa a retomada de uma política pública que ele defende ser a mais efetiva de garantir o bem-estar do animal, além do apelo social de controlar a população de cães e gatos nas comunidades, juntamente com as equipes das UBSs. “Serão 80 castrações por dia para atender a população mais vulnerável, com uma equipe experiente, é um serviço de excelência de controle populacional. Além disso, a castração traz inúmeros benefícios como crias indesejadas, diminui abandono, previne doenças e pode evitar maus tratos aos animais. Por isso, convidamos a população a participar, pois essa ação tem efeitos benéficos para todos”, disse.

O investimento do município para oferecer o serviço via Castramóvel é de R$ 191,8 mil em 2024. Além do Castramóvel, a Prefeitura faz o controle populacional de cães e gatos em parceria com a ONG SOS Animais. No ano passado, essa cooperação foi responsável por mais de quatro mil procedimentos no município.

Fotos: Michel Corvello

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções