Cores da Igualdade: LBV promove ações de representatividade e combate ao racismo com crianças e jovens
Ações de valorização da cultura afro-brasileira buscam conscientizar e fortalecer a autoestima de comunidades em situação de vulnerabilidade social
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022, mostram que 55,5% da população brasileira se identifica como preta ou parda. Apesar dessa representatividade numérica, esses grupos ainda enfrentam grandes desafios, incluindo o racismo estrutural, desigualdades econômicas e a discriminação cotidiana, que limitam suas oportunidades e violam seus direitos. É essencial que a sociedade, em suas diversas esferas, intensifique ações para combater o racismo e promover a igualdade racial de forma efetiva.
Ações de conscientização
Por ocasião do Dia da Consciência Negra (20/11), a Legião da Boa Vontade (LBV) intensifica suas iniciativas de valorização da cultura afro-brasileira e de combate às desigualdades raciais que afetam as pessoas e famílias atendidas por ela. Por meio de seus serviços e programas socioeducacionais, a Instituição busca criar um ambiente inclusivo e respeitoso, especialmente para crianças e jovens, promovendo a conscientização sobre a diversidade racial e o respeito mútuo. Essas ações envolvem várias atividades socioeducativas e culturais, com o objetivo de combater estereótipos raciais e incentivar a valorização das diversas etnias e culturas.
A LBV acredita que a educação é, sem dúvida, um recurso essencial para promover mudanças significativas nas gerações futuras. Por isso, nas atividades realizadas, os educadores buscam identificar atitudes preconceituosas e fortalecer a empatia, a autoestima e o respeito entre todos, contribuindo para a eliminação desses comportamentos.
Em Pelotas/RS, crianças e adolescentes atendidos pelo Centro Comunitário de Assistência Social da LBV participam de várias atividades, como rodas de conversa, jogos de memória sobre a cultura afro-brasileira, produção de pratos típicos da culinária africana.
Conheça e ajude as ações da LBV:
— Pelotas: Rua Bernardino dos Santos, 98 – Areal. Telefone: (53) 3278-3897.