Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

Reitora da UFPel é nomeada pelo presidente Lula

Reitora da UFPel é nomeada pelo presidente Lula
23 dezembro
08:29 2024

Portaria que nomeia a Profª Ursula Rosa da Silva foi assinada em 20 de dezembro

Acabou o suspense. A profª Ursula Rosa da Silva venceu mais uma etapa e foi nomeada Reitora da Universidade Federal de Pelotas. O Prof. Eraldo dos Santos Pinheiro será confirmado como o vice-reitor.

Após ser a mais votada na consulta informal realizada pela comunidade acadêmica em setembro, com um total de 5.523 votos contra 4.326 votos obtidos pela outra chapa, e ter seu nome escolhido em outra eleição, dessa vez no Conselho Superior Universitário em outubro, encabeçando a lista tríplice enviada ao Presidente da República, a reitora eleita acabou sendo a reitora nomeada para um mandato de quatro anos, a partir de 09 de janeiro de 2025.

A eleição para reitoria da UFPel – desta vez – foi cercada de polêmicas, com a chapa perdedora liderada pela profª Julieta Fripp e apoiada pelos sindicatos de classe não se conformando com o resultado e tentando reverter a decisão das urnas em diversas frentes, tanto políticas como judiciais, perdendo mais uma vez.

Enquanto a nomeação era preparada, a  reitora já tratava do futuro da UFPel e organizava os diversos setores administrativos que irão comandar os destinos da Universidade até dezembro de 2028.

A equipe de gestão para o período de 2025 a 2028 será composta pelos seguintes nomes. No Gabinete da Reitoria, a Chefia de Gabinete ficará a cargo de Renata Vieira (Proplan), e os assessores serão Daniel Momoli (CA) e Marco Aurélio Fernandes (FD). No Gabinete da Vice-Reitoria, os Assessores serão Gustavo Ferreira (ESEF) e Jocasta dos Santos (CA).

Os responsáveis pelas Pró-Reitorias serão:

Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade: Claudia Daiane Molet (GR);

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis: Josy Anacleto (PRAE);

Pró-Reitoria de Ensino: Antônio Mauricio Alves (FAE);

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura: Fábio Lima (FO);

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas: Taís Ullrich (GR);

Pró-Reitoria de Planejamento e Administração: Aline Paliga (CENG);

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: Marcos Correa (FO).

Na Superintendência Administrativa, a responsabilidade será de Mariana Schardosim (Proplan); na Superintendência do Capão do Leão, de José Rafael Bordin (IFM); na Superintendência de Gestão de TI e Comunicação, de Christiano Ávila (CENG); na Superintendência do Hospital Escola, de Tiago Collares (CDTEC); na Superintendência de Infraestrutura, de Everton Bonow (PRA); e na Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional, de Vinicius Campos (CDTEC).

A UFPel tem grandes projetos em andamento e projetos que terão início a partir de 2025, como as obras do PAC Universidades. Além disso, a nova gestão deverá organizar a sua proposta de trabalho a partir das ações anunciadas no programa divulgado à comunidade com um diálogo que buscará identificar os desafios a curto, médio e longo prazo.

A nova administração da UFPel assumirá a Universidade com um olhar comprometido com a excelência acadêmica, visando consolidar o desenvolvimento integral da instituição por meio do fortalecimento acadêmico, do incentivo à pesquisa e da promoção da inclusão social. “Com a participação ativa da comunidade universitária, por meio de um diálogo que envolverá todos os segmentos da universidade e também, as direções de unidade, coordenações de curso, entidades sindicais que representam Docentes e TAEs, o Movimento Estudantil e os Movimentos Sociais, almejamos transformar a UFPel em um símbolo de cidadania e impacto social, implementando ações que fomentem o crescimento econômico, social e cultural, gerando reflexos positivos em nível local, nacional e global”, declarou a reitora Ursula.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções