Projeto Balcão do Consumidor oferece atendimento gratuito em Pelotas
O serviço é realizado em parceria com o Procon RS
O projeto de extensão “Balcão do Consumidor”, ligado ao Serviço de Assistência Jurídica da Faculdade de Direito da UFPel, está com atendimentos abertos para consumidores de Pelotas e região. A iniciativa auxilia na resolução de conflitos de consumo de forma extrajudicial, por meio de conciliação, mediação ou negociação.
O serviço é realizado em parceria com o Procon RS e utiliza a plataforma ProConsumidor para registro e acompanhamento das reclamações, promovendo acesso à justiça de forma rápida e sem necessidade de judicialização. Além de atender a comunidade, a atividade proporciona aos estudantes do curso de Direito da UFPel experiência prática em métodos consensuais de solução de conflitos.
Segundo a professora Antonia Klee, coordenadora do projeto, o Balcão do Consumidor tem se mostrado uma alternativa eficaz e célere para resolver pequenos conflitos, especialmente de consumidores de baixa renda, evitando ações judiciais e incentivando a educação para o consumo.
O atendimento é gratuito e voltado para pessoas com renda familiar de até três salários-mínimos. Os casos mais comuns envolvem problemas com serviços públicos (como água, luz, telefonia e internet) e bancários, além de conflitos relacionados à compra de produtos.
O Balcão do Consumidor atende no Campus 2, localizado na rua Almirante Barroso, 1202, de segunda a quarta-feira, nos horários a seguir:
- segundas-feiras: das 14h às 18h;
- terças-feiras, das 10h às 12h e das 14h às 16h;
- quartas-feiras, das 10h às 12h e das 16h às 18h.







