Governo promove reuniões para organização das festas de Iemanjá e Navegantes
Vice-prefeita Daniela Brizolara, secretários e representantes de secretarias se reuniram com comunidades católicas na Z3 e da umbanda no Balneário dos Prazeres
A prefeita em exercício, Daniela Brizolara, liderou comitiva de secretários e representantes de secretarias na tarde da segunda-feira (19) em reuniões com a comunidade na Colônia de Pescadores Z3, no salão paroquial João Paulo II, e no Balneário dos Prazeres (Barro Duro), junto à gruta de Iemanjá. Na pauta, a organização das festas de Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá, cujo ápice da programação ocorre entre os dias 30 deste mês (sexta-feira) e 2 de fevereiro (segunda-feira) nas duas localidades, mas também na Balsa e no Quadrado (zona do Porto), com direito a procissões terrestres e lacustres.
Além de moradores e representantes da comunidade Nossa Senhora dos Navegantes e da paróquia Sagrado Coração de Jesus (Igreja do Porto), participaram também os secretários Júlio Domingues (Igualdade Racial) e Márcio Souza, (Qualidade Ambiental), agentes de trânsito (Secretaria de Transporte e Trânsito), guardas municipais (Segurança Pública), da Secretaria de Turismo (Setur), Proteção e Defesa Civil, Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), Cultura (Secult) e Desenvolvimento Rural (SDR) – bem como do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil.
“São festas importantes não apenas para quem é devoto de uma ou outra santa, senão das duas, mas para a nossa cidade, por isso a Prefeitura tem que estar próxima e assumir a organização dos eventos, Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá vão nos abençoar, tenho certeza que toda a dedicação que cada um de nós está tendo será contemplada com as bênçãos das nossas santas”, disse a prefeita em exercício.
Navegantes
Para a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a necessidade de melhorias na iluminação pública tanto na Colônia de Pescadores Z3 como no espaço onde a festa é realizada, especialmente na praça de alimentação, foi um dos temas que dominou a pauta. Nesta semana a Prefeitura, por meio do Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Ssui, juntamente com equipes da SDR, começa a operar na localidade. Também a cargo da Ssui, em parceria com Desenvolvimento Rural, a partir do dia 26 (terça-feira), tem início mutirão de patrolamento, roçado e recolhimento de entulhos, tanto na Z3 como no Barro Duro. Pelo menos três procissões, lacustres e terrestres, com a imagem da santa estão agendadas entre os dias 25 deste mês (domingo) e 2 de fevereiro. A Marinha irá se incumbir da vistoria nos barcos, sem penalização dos responsáveis em caso de irregularidades – não haverá sanção administrativa. Idosos, crianças e pessoas com dificuldade de locomoção só poderão participar da procissão lacustre mediante uso de colete salva-vidas. Também foram alinhavados outros itens necessários para a estrutura da festa, como instalação de banheiros químicos, toldos, caminhão-pipa e equipamento de som. Dois seguranças privados serão contratados pelo município para fazer a vigilância do local da festa entre os dias 30 e 2 de fevereiro.
Iemanjá
A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e Federação Sul-rio-grandense de Umbanda, na compreensão mútua de reconhecer a importância da preservação das espécies no Balneário dos Prazeres, firmaram ajuste na reunião da tarde de segunda-feira de que o recolhimento do descarte das oferendas será feito pelas próprias terreiras que irão participar da festividade de Iemanjá, até em respeito aos ritos no manuseio deste tipo de material, que é de procedência religiosa. O titular da SQA, Márcio Souza, garantiu que a fiscalização da Secretaria estará mais presente este ano, a fim de contribuir na organização e na preservação das espécies arbóreas – “não para reprimir”, assegurou.
Na área da praça Aratiba, a Prefeitura pretende potencializar o espaço, ampliando a área de circulação e de convivência, com a instalação de infláveis e praça de alimentação. Quanto à segurança pública, a Guarda Municipal contará com 30 agentes e foi adiantado que a Brigada Militar irá disponibilizar 80 servidores da corporação, além de 20 agentes de trânsito. O fluxo de veículos será bloqueado a partir da avenida Amazonas, junto à praça Aratiba e a iluminação pública será reforçada com instalação de lâmpadas e tomadas trifásicas tanto na praça da alimentação como no espaço onde se concentram as terreiras de umbanda.
A limpeza urbana prevê roçado, recolhimento de entulhos, raspação e pintura de meio-fio no entorno da gruta nas proximidades do evento. Dia 2, pela manhã, uma equipe já está escalada para executar serviços de limpeza. Uma nova pintura da rampa de acesso à imagem de Iemanjá também está prevista, bem como o ensaibramento e patrola de ruas próximas que servem de acesso à região da gruta de Iemanjá.
Foto: Volmer Perez







