Grupo de Humanização do Hospital Escola promove mostra fotográfica
Não são poucas as pessoas que pensam que hospitais são lugares de aflição, sofrimento e de tristeza. O Grupo de Humanização do Hospital Escola UFPel luta para que este preconceito seja quebrado e para isso, trabalha com diversos projetos. Entre eles, uma verdadeira galeria de arte, no corredor principal do hospital. É o Corredor Arte, que há 13 anos colore e alegra a instituição, tornando possível aos que ali passam uma pausa para conectar com outras sensações, um estímulo à conexão consigo mesmo, auxiliando na superação dos momentos difíceis, fazendo crer que é possível otimismo e alegria.
Para comemorar o aniversário do Corredor Arte e tentar quebrar estes preconceitos que muitos possuem, o Grupo de Humanização convidou os funcionários para mostrarem um pouco do cotidiano do hospital.
Ao total, 11 funcionários participaram enviando seus registros e as 34 fotos que compõe a exposição mostram cenas comuns aos que trabalham neste ambiente, como uma gestante esperando a hora do parto, o cuidado e o carinho que os funcionários têm com os pacientes, bebês recém-nascidos, uma mãe amamentando gêmeos, entre outras tantas.
Expõe nesta mostra: Ana Brod, Andressa Almeida, Artur Leão, Helena Schwonke, Henrique Arrieira, Isis Borges, Luciana Santos, Marisângela Farias, Méri Cabaldi, Silvana Bandeira e Vera Levien.Durante a montagem da exposição na quarta-feira (18), dia do aniversário do Corredor Arte, funcionários, pacientes e estudantes paravam para observar atentamente cada fotografia e elogiar a iniciativa do Grupo de Humanização que resultou em uma verdadeira homenagem a todos que de alguma forma fazem parte desta realidade.
A exposição “Múltiplos Olhares – Cotidianos do Hospital Escola” pode ser visitada até o dia 07 de outubro.