Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

Alunos listam ações para preservação dos recursos hídricos

25 março
18:15 2014

Pensar a gestão dos recursos hídricos em seus mais diversos usos, garantindo o acesso a água e promovendo sua utilização racional para as atuais e futuras gerações. Foi com esta proposta que a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou, em 22 de março, a campanha do Dia Mundial da Água 2014 – ano em que as celebrações giram em torno do tema “Água e Energia”. No Brasil, país que detém aproximadamente 12% da água doce do planeta, ações pontuais podem fazer toda a diferença para o desenvolvimento de um mundo mais sustentável.

Ideias surgiram em atividade realizada pela Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS

Ideias surgiram em atividade realizada pela Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS

Pensando nisso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) também faz a sua parte, conforme mostram as atividades elaboradas na área de influência das obras de duplicação da BR-116/RS. Por meio da Gestão Ambiental (STE S.A.) do empreendimento, o órgão realizou uma ação de sensibilização com estudantes da região, divulgando informações sobre a água, seus benefícios e cuidados necessários para preservação desse recurso natural. Na sexta-feira, 21, participaram alunos do Colégio Estadual Bento Gonçalves da Silva e da Escola Estadual Darcy Peixoto Silveira – CIEP (Centro Integrado de Educação Pública), em Cristal. Já na segunda-feira, 24, a equipe esteve na EMEF Doutor Urbano Garcia, em Turuçu, e na EMEF Osvaldo Aranha, em Camaquã.

Ao final da apresentação, as turmas participaram de uma dinâmica de grupo que resultou no “Livro das Águas”, uma produção coletiva que propõe contribuições para a redução do consumo de água e a conservação dos recursos hídricos. Tamires da Fonseca, estudante do 6º ano do Colégio Bento Gonçalves, escreveu o seu capítulo destacando atitudes para evitar o desperdício nas tarefas domésticas. “É importante aprender a usar a água com carinho”, opinou. Para a professora de Ciências Marta Schmalfuss, a palestra se destacou por abordar um tema pertinente. “Este assunto ainda não havia sido trabalhado nas aulas. Acho importante contar com atividades diferenciadas”, afirmou.

DNIT monitora qualidade da água – Além do trabalho realizado pelo Programa de Educação Ambiental, o DNIT também cuida dos recursos hídricos através do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água. Trimestralmente, a equipe coleta amostras em 15 arroios interceptados pelo empreendimento com o intuito de minimizar impactos da construção. Diversos parâmetros são medidos ainda em campo ou em laboratório e, através dos resultados, é possível comparar estatisticamente as diferenças e identificar a existência de impactos ambientais decorrentes das obras.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções