Diário da Manhã

sábado, 16 de novembro de 2024

Notícias

Permanência se houver potencial de crescimento

29 março
09:59 2014

A continuidade só terá sentido se houver potencial de crescimento. Este é o entendimento do técnico Rogério Zimmerman, que concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira e falou sobre a sequência do trabalho no Bento Freitas. “Isso é a diretoria do clube que tem que analisar e definir aonde quer chegar”, disse. Depois da boa campanha no Gauchão, o desafio é o de tentar manter o alto nível de competitividade da equipe.

Até aqui, o Brasil valorizou a continuidade do trabalho. Zimmermann e boa parte dos jogadores estão trabalhando juntos há quase dois anos. A partir de agora, o próprio treinador lança novo desafio: não basta dar sequência é preciso avançar para novas conquistas. A primeira delas é a de buscar acesso na Série D do Brasileiro.

Os jogadores do Brasil se reapresentaram na tarde de ontem no Bento Freitas, quando posaram para a foto oficial de campeão do interior (foto abaixo). Depois foram dispensados.

Bate Pronto por Caldenei Gomes

Série D

A Série D é a porta de entrada para as competições nacionais. Mas não resolve o problema de calendário dos clubes. O recesso segue enorme entre o fim dos estaduais e o início da quarta divisão nacional. Um problema para quem pretende manter a base de equipe, como é o caso do Brasil. Terá que arcar com o pagamento de quatro folhas salariais ao longo de um período de receita escassa, sem jogos oficiais. Há o risco de chegar ao Brasileiro endividado.

Para quem conseguir subir, a Série D é ótima. Afinal, o acesso para a terceira divisão representa a garantia de calendário racional para o ano seguinte. Já quem não sobe fica sem nada – nem mesmo a garantia de vaga na mesma competição da temporada subsequente.

Sequência

Rogério Zimmermann conquistou os principais objetivos traçados pelo Brasil nestes dois últimos anos. Além de recolocar (pela segunda vez) o clube na primeira divisão, ele comandou o time rubro-negro numa campanha histórica no Campeonato Gaúcho. O Xavante é campeão do interior – melhor time, depois da Dupla Gre-Nal -, garantiu vagas na Série D do Brasileiro e na Copa do Brasil. Também acostumou a torcida a decisões e grandes jogos.

Manter o alto nível é tão difícil quanto alcançá-lo. Por isso, a cautela do treinador ao falar da renovação de contrato. Só fica se houver chance de crescimento. E o espaço para crescer é o cenário nacional. A continuidade se justifica com novas conquistas e não com a perda de status.

………………………………….

A Onda Xavante – grupo de Torcedores do Brasil que mora em Porto Alegre ou na Região Metropolitana da capital gaúcha – completa nove anos. Para celebrar a data e festejar o grande momento do futebol rubro-negro, houve encontro nesta sexta-feira numa churrascaria de Porto Alegre.

– O presidente da FGF, Francisco Novelletto, reafirmou ao site Peleia a disposição de enxugar o Gauchão a partir de 2015, com o rebaixamento de seis equipes. A ideia é deixar a primeira divisão com apenas 12 clubes para atender o desejo da televisão e da Dupla Gre-Nal.

– Só que o Estatuto do Torcedor exige que a fórmula de disputa de uma competição seja mantida pelo menos em dois anos seguidos. Assim, em 2016, de novo teria que haver o rebaixamento de seis equipes. Depois, a normalidade com dois times subindo e dois descendo a cada ano.

 – Se neste ano tivessem caindo seis, os rebaixados seriam, além de Pelotas, São Luiz e Passo Fundo; mais Esportivo, Lajeadense e Aimoré. 

CAMPEÃO DO INTERIOR

foto 3 página 12

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções