Diário da Manhã

terça, 07 de janeiro de 2025

Notícias

GRE-NAL 400 : Primeiro jogo da Final do Gauchão tem virada vermelha na Arena

GRE-NAL 400 : Primeiro jogo da Final do Gauchão tem virada vermelha na Arena
31 março
08:52 2014

Com dois gols de Rafael Moura, o Internacional vira sobre o Grêmio e se aproxima do tetracampeonato gaúcho

Com dois gols de Rafael Moura (antes execrado pela torcida colorada), o Internacional derrotou, de virada, o Grêmio por 2 a 1 neste domingo, na Arena, e se aproximou da conquista do tetracampeonato gaúcho. Este clássico é para ficar registrado com destaque na história. Foi o jogo de número 400 entre os dois grandes do Rio Grande do Sul e pela primeira vez ocorreu um ganhador em Gre-Nal no novo estádio gremista. Anteriormente tinham ocorridos dois empates na Arena.

Barcos vem se tornando “Homem Gre-Nal”. Ele marcou gol nos três clássicos realizados na Arena. Ele também se mantém disparado na artilharia do Gauchão, com 13 gols. O “Pirata” fez sua parte neste primeiro jogo da final do Campeonato Gaúcho. Aos 14 minutos, Pará cruzou da direita e Hernán Barcos desviou de cabeça para marcar o gol do Grêmio. Antes, Marcelo Grohe havia brilhando, impedindo gol de Alex, após cruzamento de Rafael Moura.

O Grêmio foi superior no primeiro tempo. Poderia ter ampliado com Riveros, de bicicleta, aos 16, mas Dida fez grande defesa. O volante paraguaio teve ainda outra chance ao receber passe de Luan. O Inter repetia a lentidão, sem conseguir entrar na área adversária.

No intervalo, Abel Braga tirou Jorge Henrique e colocou Alan Patrick. Mandou D’Alessandro jogar aberto pela direita e avançou Aránguiz. O Inter passou a dominar a partida. Aos oito minutos, Alex deu assistência a Aránguiz, que cruzou na cabeça de Alex Moura. O He-Man não desperdiçou a chance.

Grohe praticou outra grande defesa, quando Aránguiz apareceu livre na área. Aos 26, a virada. Fabrício recebeu de Alan Patrick e cruzou para a cabeçada de Rafael Moura. O Grêmio não teve força para reagir.

Rafael Moura - bancado por Abel Braga - marca dois gols no Gre-Nal e Inter fica com vantagem na final - Foto: Alexandre Lops/Inter

Rafael Moura – bancado por Abel Braga – marca dois gols no Gre-Nal e Inter fica com vantagem na final – Foto: Alexandre Lops/Inter

Grêmio: fazer pelo menos dois gols

O Grêmio não conquista o título gaúcho (e nenhum outro) desde 2010. Para recuperar a hegemonia do futebol do Rio Grande, o time de Enderson Moreira terá ganhar por dois gols de diferença na segunda partida da final, dia 13 de abril, em local ainda indefinido. A vitória com a diferença de um gol pode ser suficiente desde que a equipe gremista marque mais do que dois gols: 3×2, 4×3… Caso vença por 2 a1, a decisão vai para os pênaltis.

A diretoria do Internacional já decidiu que quer jogar a partida decisiva no Beira-Rio. Mas o estádio depende da liberação da Brigada Militar e do Ministério Publico por causa das obras no entorno do estádio. O Centenário, em Caxias do Sul, surge como alternativa para o Inter mandar o jogo da final do Gauchão.

Zagueiro do Inter denuncia racismo

Mais uma denuncia de racismo no futebol gaúcho. Desta vez a vítima é o zagueiro Paulão, do Internacional, que teria sido chamado de macaco por um torcedor, que assistia ao jogo das cadeiras da Arena. O episódio ocorreu no final da partida, que teve a vitória colorada por 2 a 1, de virada, diante do Grêmio.

“Tá fugindo moleque? Vem para cá fazer o que você estava fazendo”, gritou Paulão para o torcedor. O responsável pelo ato racista saiu imediatamente, sem ser, num primeiro momento, identificado. Neste mesmo campeonato houve outras duas denuncias de racismo. Um torcedor do Pelotas foi detido no dia 22 de fevereiro no jogo com o São Paulo, na Boca do Lobo. Ele ofendeu o goleiro reserva da equipe rio-grandina.

O caso mais sério teve como vítima o árbitro Márcio Chagas da Silva, que foi xingado por torcedores do Esportivo, dia 5 de março, no Parque Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Ele teve ainda o carro amassado e encontrou bananas em cima do veículo. O clube foi punido com a perda de cinco mandos de campo e multa de R$ 30 mil.

Abel Braga comemora o resultado - Técnico colorado estuda mudanças na equipe titular. Alan Patrick, de grande atuação, deve ganhar vaga de Jorge Henrique - Foto: Alexandre Lops/Inter

Abel Braga comemora o resultado – Técnico colorado estuda mudanças na equipe titular. Alan Patrick, de grande atuação, deve ganhar vaga de Jorge Henrique – Foto: Alexandre Lops/Inter

Ficha Técnica

GRÊMIO (1)

Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Riveros (Máxi Rodríguez) e Ramiro; Luan (Jean Deretti) e Dudu (Alan Ruiz); Barcos. Técnico: Enderson Moreira.

INTERNACIONAL (2)

Dida; Gilberto, Paulão, Juan (Ernando) e Fabrício; Willians, Aránguiz e Alex (Ygor); D’Alessandro e Jorge Henrique (Alan Patrick); Rafael Moura.

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Árbitro: Leandro Vuaden; assistentes: José Franco Filho e Rafael Alves. Cartões amarelos: Edinho (G); Gilberto, Paulão, Willians (I). Gols: Barcos (14min do primeiro tempo); Rafael Moura (8min e 26min do segundo tempo).

Comentários ()

Seções