APITO : Márcio Chagas vira comentarista
Após apitar o Gre-Nal decisivo do Gauchão de 2014, dia 13 de abril, o árbitro Márcio Chagas da Silva disse que esse poderia ser seu último jogo. A despedida do apito se confirmou nesta quinta-feira, quando ele foi apresentado como comentarista de arbitragem da RBS TV.
Márcio Chagas alcançou destaque nacional em março por ter sido vítima de racismo antes, durante e depois da partida do Esportivo contra o Venanópolis em Bento Gonçalves. O episódio acabou levando o clube de Bento Gonçalves ao rebaixamento, com a perda de nove pontos em julgamento no Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).
Aos 37 anos, o ex-árbitro reclamava também da falta de perspectiva de chegar ao quadro da Fifa (até pela ausência de apoio político da FGF) e também andava contrariado com a falta de estabilidade. A função de árbitro de futebol não é reconhecida como profissão. Márcio Chagas foi escolhido por cinco vezes como o melhor árbitro do Campeonato Gaúcho. Ele estreia como comentarista de arbitragem domingo na partida entre Botafogo e Internacional no Maracanã.