Diário da Manhã

sábado, 23 de novembro de 2024

Notícias

CAMISA 1 : O carma de Martini

03 maio
09:47 2014

Goleiro revela sina de substituir goleiros que eram destaques do time

Eduardo Martini (dir.) jogando pelo Lajeadense em jogo polêmico contra o Pelotas no Gauchão de 2013 Foto: Alisson Assumpção/DM

Eduardo Martini (dir.) jogando pelo Lajeadense em jogo polêmico contra o Pelotas no Gauchão de 2013
Foto: Alisson Assumpção/DM

Eduardo Martini diz ter o “carma” de chegar aos clubes para substituir goleiros, que foram muito bem nas temporadas anteriores. Primeiro ocorreu no Lajeadense, quando a missão era ocupar a vaga de Fernando, que tinha se transferido para o Juventude. Agora, ele assume a responsabilidade de substituir Luiz Müller no Brasil, o melhor goleiro do último Gauchão. Antes, Martini teve o principal desafio da carreira, que foi o de ocupar a vaga de Danrlei, que por 10 anos acumulou títulos no Grêmio.

Há algo em comum entre os dois goleiros: o que sai e o que chega ao Brasil. Os dois nasceram na cidade gaúcha de Feliz. Luiz Müller foi para o Sampaio Correa e o Rubro-Negro buscou Eduardo Martini, 35 anos. “Vou para o Brasil, porque aí terei uma chance real de acesso”, disse o jogador em entrevista à Rádio Pelotense.

No Bento Freitas, Eduardo Martini irá reencontrar o técnico Rogério Zimmermann. Ele foi orientado pelo treinador nas categorias de base do Grêmio. “Faz tanto tempo que nós dois mudamos muito”, afirmou. O goleiro deixou Olímpico em 2004, jogando depois no Juventude, no Avaí, na Ponte Preta, no Novo Hamburgo e no Lajeadense.

Martini se apresenta no Bento Freitas na segunda-feira, quando o Brasil começa a preparação para o Campeonato Brasileiro da Série D. O grupo xavante está quase pronto para a disputa da competição, que só começa no dia 27 de julho. Zimmermann vai começar o trabalho com 16 jogadores: os que estão confirmados até agora e mais Cleiton que só falta assinar o novo contrato.

Bate Pronto por Caldenei Gomes

Dependência

O Farroupilha desenvolveu Kesler-dependência. O ataque do time se resume ao camisa 10. Em sete jogos, o goleador marcou cinco gols. O zagueiro Fuca fez outros dois e o atacante Douglas tem um. Mais do que marcar gols, Kesler (foto) foi fixado por Géverton Duarte como meia, embora sua posição de origem seja a de atacante pelos lados do campo. Ser o responsável pela articulação das jogadas na equipe não inibiu sua vocação ofensiva. Vai levando o time nas costas.

…………………………….

Critério

Há lógica na contratação de Eduardo Martini pelo Brasil. No Bento Freitas tem sido assim: tudo tem uma lógica, obedece rigoroso critério. Uma marca do trabalho de Rogério Zimmermann. O goleiro é experiente, com formação em clube grande e possui o perfil de liderança. Exatamente como Luiz Müller. Se será tão eficiente quanto ao titular anterior, só o tempo irá mostrar. Luiz Müller ingressou na galeria dos grandes goleiros da história contemporânea do clube. Mas a escolha foi criteriosa.

…………………….

Por cima

Ao mesmo tempo em que conduz o Novo Hamburgo numa campanha histórica na Copa do Brasil, Itamar Schulle se prepara para a despedida do clube. Independente do resultado da partida de volta contra o J. Malucelli, quarta-feira, em Curitiba, ele deixa o Estádio do Vale no dia 15 – data de encerramento do contrato com o Nóia. Situação curiosa e rara. Na quinta, o Novo Hamburgo derrotou o time paranaense por 1 a 0 – resultado expressivo num jogo igual. Tem a vantagem do empate no Ecoestádio.

…………………………

Tudo igual

A Dupla Gre-Nal chega ao mês de maio igual aos anos anteriores. O Grêmio acumulando fracassos. É o “imortal” que mais morre nas competições. Não levanta uma taça há quatro anos. Nem Gauchão… Já o Internacional tem um excelente time para ganhar Campeonato Gaúcho. Nas competições nacionais, a qualidade técnica sucumbe a toques laterais e a erros defensivos. Antes a defesa errava por deficiência técnica, agora é por exposição aos contra-ataques adversários. Na quinta, o Colorado escapou de perder para o Cuiabá.

…………………………….

Acesso

União Frederiquense, Tupi e Santo Ângelo estão garantidos nas quartas de final do segundo turno da Divisão de Acesso. Inter/SM (10 pontos) e Avenida (nove) disputam a quarta vaga. No Grupo B, Ypiranga e Brasil de Farroupilha estão virtualmente classificados. Riograndense, Novo Prata, Cerâmica e Glória disputam as outras duas vagas na última rodada do segundo turno. Riopardense e Canoas estão rebaixados. União Frederiquense, Santa Cruz, Panambi e Marau tentam escapar da última vaga na Segunda Divisão.

……………………

– O colega Augusto Santos denomina jogo deste domingo, nas Cabriúvas, como o confronto dos “sem casa ou sem estádio”. O Estância Velha é de Canoas, mas joga em Encantado. O Farroupilha é de Pelotas e joga em Rio Grande.

– A Conmebol definiu as datas das partidas das quartas de final da Libertadores. Os jogos de ida ocorrem nos dias 7 e 8 de maio; e os de volta nos dias 14 e 15. O Cruzeiro faz a primeira partida diante do San Lorenzo na quarta-feira no Nuevo Gasómetro. O duelo de volta está marcado para o dia 14 no Mineirão.

 

Sobre o autor

Rafael Freitag

Rafael Freitag

Comentários ()

Seções