Palestra sobre “Casos do Romualdo”
Nesta terça-feira (6/5) às 19h no Instituto João Simões Lopes Neto – rua D. Pedro II nº 810 -, sequência às palestras que têm abordado o centenário dos “Casos do Romualdo”. O palestrante será o prof. João Cláudio Arendt da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Ele proferirá abordagem com o tema “Pichiches prapes, hein, Romualte!… – Simões Lopes Neto e a cultura regional”. Arendt coordena o mestrado em letras da UCS, e doutorado em letras da Associação Ampla UCS/Uniritter. Na internet: institutojsln.blogspot.com.br; facebook.com/institutojsln
ROMUALDO é criação do escritor pelotense João Simões Lopes Neto (1865/1916), e originalmente foi publicado em edições do jornal “Correio Mercantil” em 1914. Nas histórias, tom satírico e tramas jocosas. Os temas narrados por Simões teriam sido ouvidos em rodas de causos nas estâncias. No entanto, sobressai o inconfundível estilo do autor de “Contos Gauchescos” e “Lendas do Sul”. E Romualdo existiu, porém, sem o perfil que exibe o autor. O resgate da obra que chegou a ser considerada perdida, foi do jornalista e escritor gaúcho Carlos Reverbel – homenageado através da designação do auditório do Instituto João Simões Lopes Neto.
Curso de encadernação como opção no espaço “Ágape”
Serão três encontros com duração de quatro horas cada. Trata-se de segunda edição, devido ao sucesso em março. O curso de encadernação artística será realizado no Ágape – rua Anchieta nº 4.480. Conforme Daniela Meine, a programação será aos sábados das 14h às 18h, dias 10, 17 e 24 de maio. Como ministrante “Manu”, natural de Brasília. Na UFPel, cursou licenciatura e mestrado. Ela desenvolve diferentes técnicas manuais, destacando-se as encadernações. Informações: (53) 3028.4490; 8438.4480. E-mail: [email protected]
CONTEÚDO – O objetivo do curso, diz Daniela, é “resgatar o antigo ateliê de encadernação, porém com abordagem contemporânea e adaptada a novas necessidades”. Em relação ao conteúdo, menciona materiais próprios à encadernação: laminação do tecido e preparo para a encadernação; refilamento de papéis; costura códex; Piano Hing e dicas de um bom acabamento.
SUSTENTABILIDADE – Daniela acrescenta: “A sustentabilidade é um assunto que nos leva a pensar, tanto no desperdício quanto no reaproveitamento. Como transformar o que é descartável em algo com nova utilidade?”.