GRUPO H : Argélia festeja vaga inédita
Mais uma “zebra” na Copa do Mundo. Depois de Costa Rica e Grécia, a nova surpresa é a classificação da Argélia, que ficou com a segunda vaga do Grupo H. Com o empate por 1 a 1 diante da Rússia, nesta quinta-feira, na Arena da Baixada, em Curitiba, os africanos alcançaram pela primeira vez a classificação para as oitavas de final de um Mundial. Na próxima fase, os argelinos pegam a Alemanha, segunda-feira, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
A Rússia voltou a ter resultado negativo por causa de falha do goleiro Igor Akinfeev. O jogador do CSKA já tinha tido uma erro clamoroso na partida de estreia, engolindo um “frango” no empate por 1 a 1 com a Coreia do Sul. Na partida de ontem, ele saiu mal do gol, numa bola cruzada para área, e Slimani se aproveitou para marcar o gol da classificação argelina.
A Argélia se especializou em quebrar tabus nesta Copa. O time não fazia gol em Mundial há 28 anos. Nesta edição, os argelinos marcaram seis vezes. Não ganhava desde 1982. Na segunda rodada do torneio de 2014, a equipe africana aplicou goleada de 4 a 2 na Coreia do Sul. E nunca tinha passado da primeira fase nas duas participações anteriores. Agora, está classificada.
Os russos necessitavam da vitória e saíram pressionando. Logo aos cinco minutos, Kokorin acertou uma cabeçada, colocando a bola no ângulo. Com a necessidade de buscar o empate, a Argélia passou a dominar a partida. A igualdade chegou aos 15 minutos do segundo tempo, com o goleador Slimani.
ARGÉLIA (1)
M’Bolhi
Mandi
Belkalem
Halliche
Mesbah
Medjani
Bentaleb
Brahimi (Yebda)
Feghouli
Djabou (Ghilas)
Slimani (Soudani)
T: Vahid Halilhodzic
RÚSSIA (1)
Akinfeev
Kozlov
Ignashevich
Berezutsky
Kombarov
Glushakov (Denisov)
Fayzuli
Samedov
Shatov
Kerzhakov (Kanunnikov)
Kokorin
T: Fabio Capello
Árbitro: Cuneyt Cakir, (Turquia). Local: Arena da Baixada, em Curitiba/PR