Memorial dos Prefeitos expõe acervo de Joaquim Assumpção Jr.
A partir de hoje, a comunidade poderá visitar, no Paço Municipal, a exposição “Arte, cultura, memória e saber: A gestão do Prefeito Joaquim Augusto Assumpção Júnior”, que presta uma homenagem ao gestor que esteve à frente da administração municipal pelotense em 1933-1934 e foi responsável pela edificação do segundo pavimento da Bibliotheca Pública Pelotense (BPP) e por uma das reformas da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula.
A abertura da exposição ocorreu sexta-feira, com presença do prefeito Eduardo Leite, da vice-prefeita Paula Mascarenhas, de gestores municipais, autoridades locais e familiares do prefeito homenageado.
Eduardo agradeceu a colaboração de Felipe Assumpção Gertum, presidente do Instituto Nacional Brasileiro Joaquim Augusto Assumpção e membro da família do prefeito homenageado, e de João Arthur Assumpção Nascimento, superintendente da Ouvidoria da Prefeitura e sobrinho-neto de Assumpção Júnior, por terem cedido 39 peças do acervo do ex-prefeito para comporem a exposição – entre objetos pessoais, postais, livros e prataria.
“Participei desde o início do processo de implantação do Memorial dos Prefeitos, quando foi definido este espaço, que antes era ocioso, e a confecção das estantes expositoras. Na época era chefe de Gabinete do prefeito Fetter. Fico muito feliz de que tenhamos um local de registro da memória dos ex-prefeitos de Pelotas, um espaço que é uma referência histórica e nos leva à reflexão”, ponderou Eduardo.
O Memorial dos Prefeitos está situado no segundo piso do Paço Municipal. A exposição pode ser visitada nos próximos três meses, no horário de expediente da prefeitura de Pelotas – das 12h30 às 18h30.